Arquivo Internet

Google desabilita exportação de contatos do Orkut [atualizado]

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Não pode mais

Não pode mais

Na terça-feira mostramos a nova tática do Facebook para conseguir mais usuários do Brasil. O serviço criou uma ferramenta que exporta os endereços de email das pessoas na sua lista de amigos do Orkut e os adiciona automaticamente no seu perfil do Facebook. A idéia parece não ter agradado muito o Google, empresa dona do Orkut, que resolveu desabilitar discretamente a função que permitia que contatos fossem exportados.

O link que leva à função de exportação continua na página, porém, após inserir o captcha necessário para baixar o arquivo .csv, o usuário é redirecionado de volta para seu perfil. Efetuei testes em contas diferentes e nos navegadores Firefox, Internet Exporer 8 e Google Chrome 3, todos resultaram na mesma coisa, provando que não é um problema restrito a uma conta ou um navegador específico.

Contactei o diretor de comunicações do Google Brasil, mas até o momento da publicação deste post, não recebei nenhuma resposta. Publicarei aqui a posição oficial da empresa quando receber. [dica de Fernando Kanarski]

[Atualização às 14:57]: A exportação de contatos do orkut voltou a funcionar. No entanto, se o usuário tentar acessar o mesmo link através do botão “Click Here to Login to Orkut” presente na página do Facebook indicando as instruções de exportação, será redirecionado para a home. Ainda não há resposta oficial do Google.

[Atualização às 16:50]: No blog oficial do projeto Data Liberation, Brian Fitzpatrick avisa que durante uma implementação de segurança na ferramenta de exportação de contatos do Orkut, um bug causou o problema que impedia os usuários de fazer o download do arquivo .csv.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque