Melhor do que um rumor por dia, só mesmo dois rumores por dia. Lê-se por aí que a Apple planeja lançar o iPhone 5 já em setembro, com direito a uma encomenda inicial de 15 milhões de unidades. A mesma Apple também estaria planejando um novo MacBook Air, que teria entre seus componentes uma memória flash super-rápida.
Primeiro, falemos do iPhone. O The Next Web afirma, amparando-se por informações do jornal Digitimes, que a Apple teria encomendado 15 milhões de unidades da próxima geração do iPhone para a fabricante taiwanesa Petagron Technology. Ainda não há nada confirmado (claro), mas reza a lenda que o smartphone da maçã vai se chamar iPhone 4S ou iPhone 5. Vai depender do humor de Steve Jobs no dia do anúncio, creio eu.
O MacBook Air também estaria na mesa de design da Apple. A principal mudança no notebook superleve seria a troca da memória flash, atualmente baseada na tecnologia Blade X-Gale, pelo módulo de memória conhecido como Toggle DDR 2.0. O último consegue transferir dados a uma velocidade de 400 Mbps — e todo mundo sabe que a velocidade do SSD é um dos principais motivos para comprar um notebook desse tipo, que custa razoavelmente mais caro que um laptop convencional com disco rígido.
Com tantos rumores, a pergunta que mais frequentemente me vem à mente é se a Apple perdeu a capacidade de realmente inovar. Ora, os avanços, pelo que indicam os rumores, parecem ser tecnológicos. Mas não é somente a tecnologia de ponta que garante um produto “revolucionário” — não sozinha, pelo menos. Acho que estamos precisados de um “One More Thing” com substância.
Com informações: Apple Insider, Blog do iPhone. Imagem: Flickr.