Visual.ly promete criar os gráficos dos sonhos de qualquer designer
De vez em quando a gente cruza com infográficos fabulosos, certamente feitos por designers de mão cheia, que dão uma nova dimensão para a visualização de dados. Aí, quando chega a nossa vez de fazer um gráfico bacana, terminamos com a usual dupla dinâmica Excel + PowerPoint. Esse cenário pode ser diferente se depender do Visual.ly, um novo serviço que foi a vedete dos blogs sobre tecnologia nessa quarta-feira.
Por trás do Visual.ly existe a ideia de fazer uma espécie de SlideShare para infográficos. Em outras palavras, um repositório no qual o usuário faz o upload de seus arquivos, que depois aparecem embelezados. Eu até tentei testar o serviço antes de opinar sobre ele, mas seus servidores estão tão instáveis que essa tarefa mostrou-se impossível. Já a ferramenta de criação de infográficos ainda não foi liberada para uso. De qualquer forma, essa página tem belas demonstrações dos gráficos adicionados ao Visual.ly.
Ao longo do tempo, novos recursos serão adicionados para que os infográficos fiquem ainda mais bonitos e agradáveis de consultar. Nos planos dos criadores do Visual.ly há ferramentas específicas para estudantes, profissionais de marketing e para o pessoal ligado ao mercado editorial (seja livros, seja jornalismo).
Stew Langille dirige esse barco. Ele foi VP de Marketing do Mint, um popular serviço de gerenciamento financeiro nos Estados Unidos, bastante similar ao Organizze (do qual já falei por aqui). Entre os conteúdos mais visualizados do Mint estão os gráficos sobre comportamento financeiro e outros assuntos, o que levou Lagille a diagnosticar a falta crônica de um serviço web que ajude a criar infográficos impecáveis.
A promessa deles é de acrescentar ferramentas à medida que o site cresce. Atualmente ele reúne mais de 60 mil usuários cadastrados, com 2 mil infográficos publicados. Resta saber quantos desses usuários vão topar desembolar algo entre US$ 100 e US$ 250 pelas ferramentas mais complexas do Visual.ly.
Com informações: All Things Digital.