O que é VBA e como usa-la no Microsoft Excel

Aprenda tudo o que é preciso sobre o que é VBA, a linguagem de programação do Microsoft Office, e saiba como usa-la no Excel

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
VBA Excel / o que é vba

O que é VBA? A linguagem de programação ligada ao Microsoft Office está acessível a todos os usuários do pacote de programas da companhia, mas é no Microsft Excel que ele se torna muito mais fácil de seu utilizado e entendido. E como se não bastasse, o VBA oferece ferramentas para a criação de planilhas e programas poderosos.

O que é VBA?

VBA é a sigla de Visual Basic for Applications, ou Visual Basic para Aplicações; ela é a linguagem de programação utilizada pelos softwares que compõem a suíte de escritório Microsoft Office, como Word, Excel, PowerPoint, Access e outros.

O VBA possui uma série de recursos, específicos para cada um dos programas do pacote Office e pode ser usado a partir de qualquer um deles. Entretanto, o Excel é o software mais indicado para quem está aprendendo a mexer na linguagem, e também por oferecer ferramentas capazes de turbinar as suas planilhas.

Com o VBA, você pode:

  • Criar macros, pequenas instruções para automatizar funções;
  • Fazer declarações IF, THEN, para criar condicionais:
  • Utilizar arrays, ou matrizes, que são grupos de variáveis;
  • Criar elementos como botões, caixas de texto e de listagem, entre outros, com controles ActiveX;
  • Usar funções, como Range Object, que representa uma ou mais células de uma planilha;
  • Criar loops, e muito mais.

Como usar o VBA no Microsoft Excel

Primeiro, é preciso exibir a guia Desenvolvedor no Excel:

Microsoft Excel / o que é vba
  1. Clique em “Arquivo”, e depois em “Opções”:
  2. Na janela seguinte, clique em “Personalizar Faixa de Opções”:
  3. Em “Guias Principais”, marque a caixa “Desenvolvedor”;
  4. Clique no botão “OK”.

Para abrir o editor do VBA, clique em “Desenvolvedor” e depois em “Visual Basic”, ou aperte a combinação de teclas Alt + F11.

Editor VBA do Excel / o que é vba

Dentro do editor, na parte direita será exibido o código bruto para a função que você está desenvolvendo. À esquerda, estão as ferramentas que você vai utilizar. A pasta Módulos, por exemplo, é a que irá armazenar todos os códigos de macros, ou de funções criadas do zero.

Você pode utilizar o VBA tanto escrevendo o código na mão, o que exige conhecimento da sintaxe da linguagem de programação, ou utilizando funções do Excel, que facilitam bastante a criação de seus módulos e macros. De qualquer forma, saber usar o VBA é muito importante para criar planilhas realmente poderosas, e até mesmo programas que realizam funções diversas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Visual Basic for Applications na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados