Arquivo Antivírus e Segurança

Shady RAT, o maior ataque virtual a organizações já realizado

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Todos os tipos de organizações que, de alguma forma estão conectadas na internet, estão suscetíveis a ataques de hackers. Algumas aprenderam isso da pior maneira possível, como a Sony. Outras estão prestes a aprender, se não tomarem as devidas precauções. É isso que afirma um relatório da empresa de segurança McAfee, que divulgou hoje seus achados sobre o maior ataque virtual a empresas já feito: ele durou pelo 5 anos.

Segundo o relatório da empresa 72 organizações já foram atacadas e tiveram seus dados roubados nos últimos 5 anos, embora não seja possível dizer se eles começaram a acontecer. E todas foram alvos de um grupo de hackers apenas, usando um método de ataque único em uma operação que foi chamada de Shady RAT. A McAfee diz ainda que o tamanho total de dados já capturados pelos hackers pode passar da casa dos petabytes (1000 terabytes).

Para descobrir a operação os pesquisadores da empresa se infiltraram dentro de um servidor responsável por receber e enviar os comandos de ataque dos hackers. Lá eles capturaram os logs que mostraram alguns detalhes de cada ataque realizado. Na lista de 72 organizações atacadas estão as Nações Unidas, agências de mais variados governos e firmas de segurança e diversos países.

A McAfee também afirma que não é possível dizer com certeza qual atitude as empresas tomaram diante dos ataques. A grande maioria, no entanto, ao invés de investigar o vazamento de dados e alertar as autoridades, prefere apagar os vestígios do ataque, consertar a falha que o permitiu e seguir em frente como se nada tivesse acontecido.

O nada assustador relatório sobre a Shady RAT está disponível nesse arquivo PDF.

Com informações: PC World.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque