Nokia larga mão do Symbian nos Estados Unidos

Escritório brasileiro garante suporte ao Symbian até 2016.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há -210 s

O comando global da Nokia tende a insistir no uso do Symbian em seus smartphones. É o que a empresa vem sinalizando ao longos dos últimos meses, mesmo com outros sistemas disponíveis para uso. O mesmo não vale para a subsidiária americana da companhia.

Ninguém menos que o presidente da Nokia americana, Chris Weber, jogou um banho de água fria em quem ainda acredita na plataforma da companhia finlandesa. O Symbian já era, se depender dele.

Nokia Sea Ray com WP7

A Nokia dos Estados Unidos sempre viveu uma realidade paralela do resto do mundo. Enquanto as vendas iam bem na Europa e no Brasil, o mesmo não se verificava nas bandas de lá do Hemisfério Norte. A Wired chegou a fazer uma lista dos 7 motivos para a empresa não ser querida naquele país, que eu repercuti aqui no TB. Agora, uma série de medidas tenta refazer a marca Nokia nos EUA.

Para começo de conversa, não vão vender celulares e smartphones rodando o Symbian ou o S40. Em vez disso, a Nokia americana vai se entregar de corpo e alma ao Windows Phone assim que os primeiros aparelhos rodando o sistema da Microsoft forem lançados. Com o RTM na praça faz semanas, podemos esperar novidades para breve.

“Será o Windows Phone e todos os seus acessórios. A realidade é que se nós não formos bem sucedidos com o Windows Phone, não importa o que mais fizermos”, disse Weber. Um executivo bastante alarmista, diferentemente do que nós vemos com o Stephen Elop, o presidente global da Nokia. E cabe lembrar que Elop foi autor de um texto comparando a fabricante a uma plataforma de petróleo em chamas (dramático!).

Mas e como fica o Symbian nos demais mercados da Nokia nas Américas? Eu fiz essa pergunta diretamente para o escritório da Nokia no Brasil. A resposta certamente vai agradar os fãs do Symbian:

“A Nokia reafirma seu comprometimento com a plataforma Symbian no Brasil e no mundo. O sistema operacional, que tem suporte global da Nokia até 2016, irá receber em breve a atualização do Symbian Anna, que inclui várias funcionalidades e melhorias. Além disso, futuramente teremos mais novidades e mudanças para o Symbian.”

Além de cortar o Symbian, o presidente da Nokia americana disse que o Nokia N9 (rodando MeeGo) foi descartado para aquele mercado.

Outra decisão da Nokia americana é de abraçar as operadoras. Em vez de vender aparelhos pelo seu valor integral, os celulares e smartphones serão subsidiados — modelo que costuma funcionar melhor por lá, e que continua sendo adotado no Brasil principalmente pela Claro e pela Vivo.

Diz o executivo que os Estados Unidos concentrarão o maior investimento da Nokia (e algum da Microsoft) no mundo. Eles querem mesmo chegar a uma posição mais privilegiada.

Ao abandonar o Symbian, é evidente que a Nokia deixa de lado os celulares mais simples. Todo mundo sabe que o Windows Phone depende de especificações técnicas mais parrudas, o que evidencia uma estratégia de só vender smartphones nos States. Enquanto isso, a Nokia continua na sua posição legítima de vender telefones mais em conta, ainda que para isso o sistema tenha que ser o horroroso (porém funcional para muitos consumidores) S40.

Com informações: All Things Digital

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados