Facebook anuncia novas funcionalidades de segurança

Rafael Silva
• Atualizado há 1 semana

Por ter mais de 800 milhões de membros cadastrados, o Facebook precisa ter um bom esquema de segurança que impede que as contas de pessoas caiam nas mãos erradas. Por isso a rede social já implementa diversas funcionalidades na área, como a navegação segura, envio de códigos de autenticação por SMS e notificação de login em dispositivos não reconhecidos. Mas essa semana algumas outras novidades foram apresentadas.

Uma das novidades é chamada Trusted Friends ou “amigos confiáveis” em tradução livre. Com o recurso ativado, será possível requisitar que três a cinco amigos escolhidos por você recebam um código de segurança, em caso de esquecimento de senha ou roubo de conta. Você deve então pegar esse código com eles e inserir no site, confirmando assim ser dono da conta que está tentando acessar.

Outra delas são as senhas para aplicativos, que vai ser particularmente útil para aqueles que usam o Facebook em programas além do próprio site. No lugar de fazer login com os mesmos dados usados no Facebook, um membro da rede social poderia criar uma senha específica para ser usada ao se autenticar em aplicativos, como o Skype, Xbox, ou até as versões do Facebook para Android e iPhone. Essa tática não é exatamente nova: o Google já permite a criação de senhas específicas para programas há algum tempo.

As duas novidades vão aparecer “nas próximas semanas” segundo o Facebook, na parte de Segurança do site. Na minha conta eu percebi que as senhas para aplicativos já estão ativadas, mas ainda não vi sinal do Trusted Friends. Ainda assim é possível ter uma ideia de como ele vai funcionar nesse FAQ.

Com informações: The Next Web.

Leia | Como criar uma conta no Facebook pelo celular ou PC? Veja como fazer um perfil na rede social

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.