Arquivo Brasil

IPv6 funciona para participantes da Campus Party

Semana do IPv6 promove futuro da internet.

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Funciona!

Direto da Campus Party, São Paulo — Na semana do maior encontro geek do país o CGI.BR, entidade que fomenta e fiscaliza a qualidade técnica dos serviços de internet do Brasil, promove a Semana do IPv6. Diversos parceiros já ativaram a compatibilidade com a próxima geração do protocolo de IP para que internautas e pessoas envolvidas no provimento de acesso à internet conheçam as novidades.

A maior vantagem do IPv6 frente à versão do protocolo IP empregada atualmente é a quantidade de dispositivos conectados simultaneamente. Cada máquina ganha um IP único que identifica o dispositivo na rede mundial de computadores. Esse número de 32 bits depende de uma combinação bolada no início da rede. Naquela época nem parecia que o limite de pouco mais de 4 bilhões de IPs seriam suficientes. Não são.

Com o IPv6 a capacidade de determinar um número de IP para uma máquina não chega a ser infinito, mas para fins práticos é como se fosse. A Wikipedia informa que são possíveis 3,4×1038 combinações — número ininteligível para muita gente.

Por isso mesmo, a Campus Party é celeiro de testes do IPv6 no país. Portais como Terra, UOL, Globo.com e iG ativaram o suporte ao IPv6 durante o período do evento. Vários outros sites tomaram medida similar. Qualquer campuseiro conectado à rede de 20 Gbps disponibilizada pela Telefônica pode testar o funcionamento do IPv6. É importante observar que o protocolo só funcionam com sites compatíveis com a tecnologia, que demanda IPs de 128 bits.

Funciona também!

Por aqui o teste do Google no Opera (acima) e do CGI.br no Internet Explorer mostram que o computador com Windows 7 está funcionando também com IPv6, bem como com IPv4. A navegação nos portais citados não mudou nada.

O dia mundial do IPv6, no qual alguns serviços da web (Google incluso) lançam compatibilidade com o futuro IP em definitivo, acontece em 6 de junho.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque