Uma falha descoberta no Facebook hoje fez com que centenas de grupos fossem sequestrados por uma organização chamada Control Your Info (controle suas informações em tradução livre). A organização tomou posse dos grupos através de um bug no sistema de administração da rede social, que permite que qualquer pessoa passe a ser administradora de um grupo do qual o criador se desligou.

control-your-info
Facebook com síndrome de Orkut

A organização mudou nomes, descrições e imagens dos grupos, além de postar mensagens de aviso dizendo “Olá, estamos sequestrando o seu grupo do Facebook. Isso quer dizer que nós controlamos uma certa parte das informações sobre você no Facebook” e afirmando que poderiam ter mudado o nome para algo constrangedor ou inapropriado, mas que esse não é o objetivo deles. No blog do movimento, um dos seus representantes, Janis Roukkos, diz que “mídias sociais se tornaram uma parte natural na vida da maioria das pessoas, mas infelizmente os aspectos de segurança tem sido negligenciados”.

Mais de 300 grupos foram afetados pelo ataque, porém, a cada nova busca pela sentença “Control Your Info” na rede social, o número de resultados aumenta. Eles prometem que antes do final da semana que vem irão restaurar o nome, descrição e imagens originais dos grupos alterados.

Quem achava que o Orkut e Facebook eram redes sociais totalmente diferentes vai ter que dar o braço a torcer hoje. [CNET]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados