Como conquistar mais seguidores no Facebook

Fama ou notoriedade; saiba como conquistar mais seguidores no Facebook, com piadas ou textos profissionais, seja visto

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
De olho na audiência para ganhar novos seguidores no Facebook (Imagem: Glen Carrie/Unsplash)
De olho na audiência para ganhar novos seguidores no Facebook (Imagem: Glen Carrie/Unsplash)

Quando uma página é criada no Facebook, o objetivo é ganhar visualizações, depois seguidores, assim cria-se um maior engajamento. Veja abaixo, como conquistar mais seguidores no Facebook, entenda como dicas simples já podem trazer muito resultado para sua página profissional ou pessoal na plataforma.

1. Compartilhe sua página

Pode parecer uma dica vazia, mas não é. Compartilhar sua página utilizando seu perfil pessoal é uma ótima maneira de começar a trazer seus primeiros inscritos. 

Uma vez compartilhado, vale pedir à sua rede de amigos e familiares que deem sequência a esse movimento, replicando sua página nos perfis deles e grupos que são pertencentes. O alcance orgânico é a forma de conseguir seguidores no Facebook.

Não fique somente na rede social, divulgue e compartilhe sua página além dos muros do Facebook, isso “pescará” novos seguidores. Seja em um blog parceiro, fóruns ou até sites noticiosos de nicho parecido com o do seu público.

2. Participe de grupos relevantes no Facebook

A relevância dos grupos será de acordo com a vontade do seu público. Por exemplo, se você é uma máquina de criar memes políticos, vale a pena estar presente em grupos alinhados ao seu tom irônico. Ao criar um conteúdo que ilustre a “voz” daquele nicho político, naturalmente, os participantes irão compartilhar o seu material.

Trocas são importantes para conquistar seguidores no Facebook ou em outra rede social (Imagem: Merakist/Unsplash)
Trocas são importantes para conquistar seguidores no Facebook  (Imagem: Merakist/Unsplash)

3. Convide pessoas para curtir sua página

No início, serão muito mais os seus amigos e familiares que já conhecem o seu jeito. Em um segundo momento, convide outros criadores de conteúdo, de preferência que sejam razoavelmente alinhados com os seus interesses e do seu público. 

A popularidade de páginas no Facebook funciona assim, uma troca de auxílios entre páginas e perfis com mais ou menos seguidores, mas com formas de pensar semelhantes e todos ganham seguidores no Facebook. 

4. Seja constante nas postagens

Se já temos alguns seguidores na página que possuem interesse em nosso conteúdo, o passo mais importante para mantê-los e conseguir novos é a constância na oferta de material. 

Para isso, é necessário elaborar um plano de posts, mantendo a relevância para o público da página. A página deve fazer parte do dia a dia dos seguidores, criando um exercício subconsciente de compartilhar o conteúdo, viralizando mais facilmente. 

As métricas auxiliam a ganhar seguidores no Facebook (Imagem: Neobrand/Unsplash)
As métricas auxiliam a ganhar seguidores no Facebook (Imagem: Neobrand/Unsplash)

5. Melhores horários para postar no Facebook

A rede social oferece métricas para análise da produção de conteúdo. Para a sua página, não importará tanto os resultados gerais e comuns, mas sim a presença do seu público utilizando o Facebook. 

Por exemplo, ao observar os horários em que seus seguidores estão ativos na plataforma, faça suas postagens dentro dessa faixa de horário. Com isso, a chance de aumentar o número de seguidores cresce substancialmente.

6. Seja recíproco no Facebook

Como toda a rede social, o objetivo é trocar informações e interesses. Utilize sua página para fazer comentários pertinentes em outras do mesmo nicho. O comentário bom pode fazer com que essa página te siga, atraia o público da página para a sua e facilite o contato entre os dois criadores para fechar parcerias. 

Uma boa forma de ganhar novos seguidores no Facebook é tornar-se relevante sendo relevante para os outros, páginas ou pessoas.

7. Faça lives

Com smartphones cada vez mais poderosos e suas câmeras, fazer uma live não é problema. Muitos números da base do Facebook afirmam que a maior quantidade de conversão de seguidores acontece em interações ao vivo. 

Conteúdo ao vivo gera maior engajamento (Imagem: Obed Hernandez/Unsplash)
Conteúdo ao vivo gera maior engajamento (Imagem: Obed Hernandez/Unsplash)

A receita é simples, a sensação de proximidade gera engajamento e conquista mais seguidores no Facebook. Lives do dia a dia de produção da página até conversas com pessoas relevantes do nicho do seu público. Mostre que está vivo e ativo na plataforma.

8. Faça vídeos (Atenção)

Quando falamos de lives, a informação e proximidade superam a necessidade de qualidade na filmagem. Com vídeos a história é um pouco diferente, os conteúdos de vídeo ficarão disponíveis por um bom tempo e a estética da filmagem é muito responsável por fazer o conteúdo ser compartilhado. 

Não necessariamente, envolvem equipamentos melhores ‒ de fato ajudam, mas não são decisivos ‒ o maior cuidado é com a forma de fazer a captura, sem tremer, um cenário agradável, e conteúdo informativo sucinto e direto. 

Vídeos bem produzidos conseguem seguidores no Facebook (Imagem: Sticker Mule/Unsplash)
Vídeos bem produzidos conseguem seguidores no Facebook (Imagem: Sticker Mule/Unsplash)

9. Crie conteúdo viral no Facebook

Na página, compartilhe memes, vídeos engraçados e citações relacionadas. As pessoas marcam seus amigos na postagem, o que geralmente ajuda a aumentar o envolvimento na mídia social, mas também aumenta o alcance social. 

Se faltar talento artístico para criar o próprio conteúdo viral, pode-se sempre compartilhar o conteúdo de nicho viral com o público. Não esqueça de dar créditos ao criador, lembre-se das trocas.

10. Parceria com influenciadores

É uma tecla que sempre vamos bater, rede social funciona com trocas. Um influenciador que tenha o mesmo público que o seu, favorece o crescimento do número de seguidores no Facebook. 

Em um dos tópicos acima, demos uma dica de como o início dessa parceria pode ser natural, sendo relevante em comentários da outra página. Mas, nada impede de entrar em contato com um influenciador e conversar sobre parcerias de conteúdos, onde ambos podem se beneficiar do alcance da publicação.

Buscar boas parcerias traz novos seguidores (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)
Buscar boas parcerias traz novos seguidores (Imagem: Annie Spratt/Unsplash)

11. Seja marcado em outras páginas

Esta atitude natural, dependerá da ética da outra página em dar créditos. Marcar com uma “assinatura” usando o nome da página de origem em todas as postagens feitas é uma forma de ajudar. 

Como muitas vezes o compartilhamento é algo não pensado, assinar seu “material” é uma excelente forma de conquistar seguidores no Facebook sem depender do trabalho de quem compartilha dar os devidos créditos.

12. Use hashtags no Facebook (#)

Conseguir inserir hashtags que estão em alta no Facebook dentro de seus textos aumentará consideravelmente o alcance orgânico em novas pessoas, as postagens são aglutinadas por palavras de interesse, que são as hashtags.

Finalizando

Com essas dicas de “comportamento” em como utilizar sua página na rede social, as chances de conquistar mais seguidores no Facebook aumenta bastante. São estratégias simples, mas o foco principal é o conteúdo, deve ser de qualidade e direcionado para o público alvo, fora isso, nenhuma das estratégias poderá dar certo. Boa sorte!

Com informações: Facebook

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados