Como usar o gravador de voz do iPhone na melhor qualidade

Conheça 5 dicas essenciais para usar o gravador de voz do iPhone da melhor maneira, e melhore a qualidade dos seus áudios

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 11 meses
App Gravador do iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)
App Gravador do iPhone (Imagem: Ronaldo Gogoni/Tecnoblog)

O gravador de voz do iPhone é um app que permite gravar áudios diversos, de notas e lembretes a entrevistas, como também o som ambiente. Sabendo usar o aplicativo corretamente, você fará gravações de ótima qualidade, para diversos fins. Confira nossas dicas e aprenda a usar o gravador de voz do iPhone da melhor forma.

Como usar o gravador de voz do iPhone

O Gravador é um app nativo em iPhones e iPads, e com ele é possível gravar sua voz e de outros próximos do dispositivo, como também o som ambiente até certo nível. Ele possui ferramentas de edição básicas, para cortar, apagar e substituir um trecho do áudio, mas no geral, é um aplicativo suficiente para gravações simples.

Ainda assim, você pode melhorar bastante a qualidade do áudio final seguindo algumas dicas simples. Confira a seguir.

1. Ajuste a qualidade do áudio

Configurações do app Gravador do iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)
Configurações do app Gravador do iPhone (Imagem: Reprodução/Apple)

Por padrão, a qualidade do áudio capturado pelo app Gravador está ajustada para “Comprimida”, de modo que os arquivos ocupam menos espaço no armazenamento do iPhone. Por outro lado, a qualidade do áudio não é a melhor possível.

Para ajustar a qualidade do áudio para a melhor que o iPhone pode capturar, faça o seguinte:

  1. Abra o app Ajustes;
  2. Toque em “Gravador”, “Qualidade do Áudio”;
  3. Toque em “Sem Perda”.

Feito isso, as gravações serão feitas na qualidade máxima, mas fique atento ao tamanho dos arquivos, que serão bem maiores.

2. Posicione o iPhone corretamente

O microfone do iPhone fica no topo do aparelho (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
O microfone do iPhone fica no topo do aparelho (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O microfone do iPhone e iPad fica posicionado na parte superior do aparelho, seja no centro do notch, ou ao lado da câmera FaceTime em modelos com bordas. Ao usar o gravador de voz, é importante se posicionar de modo a ficar perto do aparelho e se voltar para falar perto do sensor, para que ele possa captar sua voz com clareza.

Se você estiver gravando mais de uma voz, ou uma fonte de áudio no ambiente, é recomendável voltar o microfone para quem está falando, ou para a direção de onde o som está vindo.

3. Grave em um ambiente sem muito barulho

iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
iPhone 12 Pro (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Se você estiver gravando apenas a sua voz, e estiver preocupado com a qualidade final do áudio, é altamente recomendado procurar um ambiente com menos ruídos externos possível. Ainda que o microfone do iPhone não seja tão sensível, sempre há a chance de sons externos serem captados.

Prefira ambientes tranquilos e silenciosos, fechados de preferência, para evitar que outros sons indesejados acabem entrando na gravação.

4. Considere usar um microfone dedicado

Um microfone dedicado faz diferença na hora de gravar a voz (Imagem: freestocks-photos/Pixabay)
Um microfone dedicado faz diferença na hora de gravar a voz (Imagem: freestocks-photos/Pixabay)

O gravador de voz do iPhone é um app simples, que pode ser usado para gravar áudios com qualidade, mas o microfone embutido do aparelho é um tanto limitado. Se você procura gravar com a máxima qualidade possível, usar um microfone dedicado é uma boa pedida.

Seja ele ligado fisicamente na porta Lighting ou Bluetooth, o acessório é capaz de captar sua voz com muito mais precisão.

Com informações: Apple.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados