Como gravar chamadas telefônicas no celular com aplicativo

Não é preciso root no Android gravar ligações telefônicas com uma qualidade bem satisfatória

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Não é preciso root no Android para gravar chamadas telefônicas no celular; em vez disso, qualquer aplicativo que grava chamadas de qualidade atende bem a maioria dos consumidores. A qualidade é bem satisfatória e a gravação acaba sendo útil, por exemplo, para quem está fazendo uma entrevista por telefone e precisa usar o material depois.

Vale apontar que nem todos os aparelhos conseguem gravar chamadas por uma limitação da fabricante; às vezes o seu celular não é totalmente com o aplicativo, então é bom testar com algum amigo antes de baixar o app para tentar gravar alguma ligação importante. Vamos lá:

Aplicativos para gravar chamadas telefônicas no Android

Selecionamos os dois melhores aplicativos para gravar suas chamadas no Android, de graça e sem limitações:

1. Gravador de Chamadas

O aplicativo Gravador de Chamadas tem uma versão paga, mas a alternativa gratuita deve atender bem à maioria das pessoas. Para usá-lo, basta baixar o app e dar todas as permissões que ele pede. Por padrão, ele grava todas as chamadas. Para desativar, basta entrar nas configurações do aplicativo; só lembre de ativar novamente quando precisar gravar alguma ligação.

Quando terminar de gravar, basta tocar na notificação que fica. Ele vai levar você a essa caixa de entrada, que reúne todas as suas gravações. Toque na gravação para ouvi-la e depois em Salvar ou Compartilhar para exportá-la do aplicativo.

Em nossos testes, a qualidade de som se mostrou altamente satisfatória para um aplicativo gratuito, bem semelhante à que estávamos ouvindo na ligação. Tanto para uso pessoal quanto profissional (se você precisar gravar alguma entrevista, por exemplo) o app lhe servirá bem.

2. Cube Call Recorder ACR

Outra alternativa é o Cube ACR. Ele também é muito bom, mas a configuração inicial não é tão intuitiva quanto a do Gravador de Chamadas que indicamos acima. No entanto, ele é mais completo nas configurações: a partir de um ícone flutuante, você consegue escolher qual ligação gravar ou não.

Além disso, o Cube ACR, em alguns dispositivos, consegue gravar também ligações do Skype, WhatsApp, Hangouts, Facebook, Slack, Telegram e outros aplicativos. Não são todos: testei em um Galaxy S9+ e logo no começo ele avisou que só conseguiria gravar chamadas telefônicas.

Para configurar o app, basta seguir os passos introdutórios: ele pede que você desative a opção de otimizar o uso da bateria para que ele consiga rodar em segundo plano; depois, ative todas as permissões que ele pedir e toque no botão de microfone quando fizer ou receber uma ligação.

Em nossos testes, a qualidade de som não foi tão boa quanto à do Gravador de Chamadas, mas esteve satisfatória. Caso o áudio não esteja 100%, entre nas Configurações e mude a “Fonte de áudio para gravação de telefone” para qualquer outra opção.

Qual dos dois apps funcionou melhor com você?

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados