5 dicas para proteger seu notebook quando estiver fora de casa
Notebook é sinônimo de mobilidade. Ou melhor, deveria ser… Quando os primeiros modelos desse tipo de produto começaram a ser vendidos, já há algumas décadas, ainda eram muito pesados para serem classificados como dispositivos portáteis. Hoje em dia as coisas são diferentes, felizmente: não é raro encontrar notebook pesando entre um e dois quilos, o que certamente é um peso bem inferior ao dos computadores de mesa.
Mas nós moramos no Brasil, um país que não é exatamente um sinônimo de segurança. Portanto, todo cuidado é pouco na hora de sair por aí com o notebook debaixo do braço. O aparelho é realmente um facilitador, já que coloca o trabalho sempre acessível, mas ao mesmo tempo pode chamar a atenção de pessoas não muito bem intencionadas. E aí o risco de ficar sem notebook, sem seus dados e quem sabe ainda sofrer violência, aumenta bastante.
Abaixo estão as cinco dicas que vão tornar o uso do seu notebook muito mais seguro quando estiver fora de casa.
1. Escolha bem sua mochila
Se você depende do transporte público para chegar ao seu destino, o ideal é não comprar aquelas mochilas que são feitas especialmente para notebooks. Tudo bem, elas têm compartimentos do tamanho perfeito para colocar o portátil, além de oferecer espaços para outros acessórios como mouses menores e câmeras digitais. O problema é que os ladrões não são burros, eles já conhecem as marcas e modelos dessas mochilas.
Sendo assim, prefira uma mochila convencional quando for andar na rua ou utilizar transporte público. A luva para notebook é uma boa opção para evitar que ele se arranhe dentro da mochila.
2. Sempre no porta-malas
Quando for sair de carro, aí sim não há tanto problema em colocar o note numa mochila especial. Mas fique atento com relação ao lugar onde você vai o aparelho: sempre prefira mantê-lo no porta-malas. Lá a mochila ou mesmo o notebook não vai ficar visível para as pessoas que passam na rua, diminuindo as chances de um bandido perceber o equipamento e tentar roubá-lo. Sem falar que é muito mais fácil arrombar um vidro do que o porta-malas.
3. Evite usá-lo em lugares públicos
Tudo bem, você precisa realmente carregar o notebook consigo e, durante um compromisso, precisa usar o aparelho. O melhor é evitar usá-lo em lugares públicos, em especial aqueles que não contam com segurança privada. Os shoppings estão liberados – e muitos deles oferecem Wi-Fi gratuito -, mas só se você depois for direto para o carro.
4. Fique longe das janelas
Digamos que você esteja na rua com o seu notebook e decida ir a um café, lugar sempre muito agradável para trabalhar – além de tomar aquele delicioso frapuccino de morango com gotículas de chocolate. Não sente naquelas mesas que ficam próximas a janelas, pois qualquer pessoa passando do outro lado pode ver o seu aparelho, e isso já é o suficiente para que você corra o risco de ser abordado quando sair do café.
Também é bom evitar as áreas externas desses estabelecimentos, que normalmente ficam cobertas apenas por um toldo, na parte de fora da loja. Algum trombadinha pode passar correndo e roubar o seu notebook enquanto você dá um gole da sua bebida. Melhor não arriscar.
5. Use o pendrive
Antes de efetivamente sair para a rua com o seu notebook, pense bem se é necessário levá-lo para o seu compromisso. Em muitos casos, um simples pendrive pode ser mais do que suficiente para você acessar os seus documentos da rua. Em última instância, ir a uma lan-house e editar o arquivo pode ser uma opção.
Quem vai fazer uma apresentação também tem no seu pendrive o melhor aliado, desde que salve os arquivos do PowerPoint (ou similar) corretamente no gadget. E também não pode esquecer de questionar à organização do evento se haverá um computador ligado ao projetor e apto a receber o pendrive.
Conclusão
O bicho está pegando! Com essas dicas as chances de voltar para casa com o notebook no final do dia são bem maiores, mas não subestime a inteligência dos criminosos. Mesmo seguindo todas as dicas, é muito importante que você mantenha um backup atualizado de todos os seus dados em um local seguro.
E você, tem mais dicas? Poste nos comentários!