lollipop

O Google anunciou todos os detalhes que ainda não sabíamos do Android 5.0 Lollipop. A nova versão traz a primeira grande mudança visual desde o Ice Cream Sandwich e possui melhorias de desempenho, consumo de bateria e segurança, graças ao novo runtime ART e ao recurso de criptografia ativado por padrão. Mas quando você poderá instalá-lo no seu aparelho?

Google

Não tem jeito: se você é desenvolvedor ou coloca atualizações de sistema no topo da sua lista de prioridades, o jeito é comprar um Nexus. O Google não decepcionou: todos os smartphones e tablets desde o Nexus 4 receberão a atualização over the air para o Lollipop. Isso inclui os seguintes dispositivos:

Quando? Todos os Nexus começaram a receber a atualização em novembro.

nexus-lollipop

Os recém-anunciados Nexus 6, Nexus 9 e Nexus Player, que ainda não têm previsão de lançamento no Brasil, virão com Lollipop de fábrica. Inicialmente, o Google não havia confirmado a atualização para o Nexus 4, mas o comunicado oficial foi corrigido pouco tempo depois.

Asus

asus-zenfone-5-hands-on-abre

A Asus estreou no mercado brasileiro de smartphones com um grande evento e não perdeu tempo em anunciar que seus dois aparelhos, Zenfone 5 e Zenfone 6, serão atualizados. Isso acontecerá após a equipe de desenvolvimento de software da Asus, em Taiwan, homologar a versão final do Android 5.0.

Quando? No primeiro semestre de 2015.

Huawei

A Huawei ainda não anunciou seus planos de atualização.

Experiências passadas. A Huawei normalmente demora para atualizar seus aparelhos ou os abandona prematuramente.

  • O Ascend P1, lançado em julho de 2012, parou no Android 4.1.
  • O Ascend P2, lançado em abril de 2013, parou no Android 4.2.
  • O Ascend G510, lançado em abril de 2013, parou no Android 4.1.
  • O Ascend P6, lançado em junho de 2013, começou a receber o Android 4.4 em junho de 2014, oito meses após a liberação pelo Google.

LG

A LG surpreendeu ao ser a primeira fabricante global a liberar o Lollipop. A atualização para o G3 foi lançada inicialmente na Polônia, na semana do dia 9 de novembro.

Experiências passadas. A LG normalmente demora para atualizar seus dispositivos. Os topos de linha costumam receber novas versões por um bom tempo. Aparelhos mais novos e mais caros são priorizados.

  • O Optimus G, lançado em novembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em maio de 2014, sete meses após a liberação pelo Google.
  • A família L II, lançada entre março e abril de 2013, começou a receber o Android 4.4 em setembro de 2014, onze meses após a liberação pelo Google.
  • O G2, lançado em setembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.
  • O G Pad 8.3, lançado em novembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.

A LG informou a lista dos aparelhos que pretende liberar a atualização no Brasil:

  • LG G3
  • LG G2
  • LG G2 Mini (3G Dual e 4G)
  • LG G3 Beat Dual
  • LG G3 Stylus Dual
  • LG L Prime Dual
  • LG F60
  • LG G Pad 8.0 4G

Quando? Segundo a empresa, não há uma data definida para o lançamento das atualizações porque “o processo depende não apenas da liberação da LG, mas também de uma adequação por parte das operadoras”.

Motorola

motorola-lollipop

Todos os smartphones da linha Moto terão atualização. Isso inclui:

Quando? Os aparelhos começaram a receber a atualização em dezembro.

Samsung

A atualização para o Galaxy S5 começou na primeira semana de dezembro para proprietários na Polônia e Coreia do Sul. A empresa confirmou que outros aparelhos, citando explicitamente o Galaxy Note 4, Galaxy S4 e Galaxy S5 LTE-A, receberão a atualização no início de 2015.

Experiências passadas. Os topos de linha, em geral, recebem atualizações por um bom tempo, mas a política da empresa é confusa. Aparelhos mais novos e mais caros recebem atualizações de forma relativamente rápida, enquanto os mais básicos demoram ou são abandonados prematuramente.

  • O Galaxy S III, lançado em maio de 2012, parou no Android 4.3.
  • O Galaxy Note II, lançado em setembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em abril de 2014, seis meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S III mini, lançado em novembro de 2012, parou no Android 4.2.
  • O Galaxy S III 4G, lançado em setembro de 2012, começou a receber o Android 4.4 em setembro de 2014, onze meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S4, lançado em abril de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy S4 mini, lançado em julho de 2013, começou a receber o Android 4.4 em julho de 2014, nove meses após a liberação pelo Google.
  • O Galaxy Note 3, lançado em setembro de 2013, começou a receber o Android 4.4 em março de 2014, cinco meses após a liberação pelo Google.

Sony

xperia-z3

Por enquanto, os seguintes smartphones e tablets da Sony vendidos no Brasil serão atualizados:

Quando? No início de 2015, começando pelas famílias Xperia Z3 e Xperia Z2.

Publicado originalmente em 20 de outubro. Atualizado em 9 de fevereiro com as informações da LG.

Receba mais sobre Android 5 Lollipop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados