Relembrando as lendas urbanas dos videogames

Izzy Nobre
Por
• Atualizado há 9 meses

Todo mundo adora uma boa lenda urbana. Até mesmo eu, que sou extremamente cético com relação a esse tipo de história, gosto de me informar a respeito dos boatos e conspirações que ficam à margem da “história oficial”. Por mais que você duvide da legitimidade dessas narrativas, as histórias costumam ser interessantes de qualquer forma.

E o mundo dos videogames também tem inúmeras lendas urbanas. Por definição, quase todas as lendas urbanas são completamente inventadas, ou no mínimo versões “incrementadas” de casos verídicos, porém relativamente menos interessantes sem as adições fantasiosas. Aqui estão algumas das mais intrigantes.

Killswitch, o jogo que se autodeleta quando você o termina

Não confunda com Kill Switch, um jogo lançado em 2003 para PS2, Xbox e PC. Killswitch, segundo a lenda, é um  jogo para computador lançado em 1989 por uma suposta Karvina Corporation. O jogo era um adventure nos moldes do clássico Myst, e havia dois personagens disponíveis: Porto, uma garota, e Ghast, um demônio com superpoderes. Entretanto, o demônio era completamente invisível, o que complicava o gameplay com o personagem.

O jogo envolvia um mistério a respeito de uma mina de carvão. O que era realmente curioso a respeito do jogo é que, supostamente, ele se autodeletava quando você chegava ao fim. Era, portanto, impossível jogá-lo mais de uma vez ou tentar descobrir o final alternativo com o outro personagem. A tiragem do jogo era extremamente limitada, em torno de 5 mil unidades, o que tornou impossível descobrir mais sobre seu final.

A história de Killswitch é relativamente recente, e tudo indica que foi completamente inventada (não acho nenhuma referência crível para história na internet), mas lendas urbanas são geralmente isso aí mesmo.

A música de Lavender Town, em Pokémon, faz jogadores se suicidarem

Supostamente um número alto de crianças entre 7 e 12 anos de idade se suicidaram por causa do tema musical da cidade de Lavender, no jogo Pokémon. A música, no caso, tratava-se desta:

(YouTube)

De acordo com a lenda, poucos meses após o lançamento do jogo, uma crise notável de doenças e suicídios começou a afligir a juventude japonesa. Ao chegar nesta parte do jogo e ouvir a música, as crianças tinham problemas visuais, enxaquecas, irritabilidade e, em muitos casos, súbitos desejos suicidas.

Uma vez estabelecida a conexão entre as crianças afetadas e o jogo, médicos e pesquisadores começaram a estudar as peculiaridades dessa porção do título. Tratava-se de uma das menores cidades de todo o mapa de Pokémon, não dispunha de um ginásio como a maioria das outras cidades e, talvez mais relevante ao caso, Lavender Town era a cidade onde se encontrava a Torre Pokémon (um mausoléu em que Pokémons mortos são enterrados).

Por mais que eu te diga que a história é completamente inventada — como, novamente, todas as lendas urbanas tendem a ser —, vai ser difícil ouvir a musiquinha da cidade sem sentir um calafrio.

Estações de rádio secretas em Fallout 3

Por volta dos anos 50, começaram a aparecer ao redor do mundo estações de rádio que os gringos entitularam numbers stations (ou “estações numéricas”). Na maior parte do tempo a estação transmite apenas estática, mas num período específico do dia uma voz misteriosa fala uma sequência de números. A teoria mais aceita é que tais rádios serviam para enviar informações confidenciais a espiões (ou para dar a eles as cifras necessárias para traduzir mensagens codificadas que eles recebiam por métodos convencionais).

Em Fallout 3 existem várias estações de rádio que emitem mensagens em código Morse, como esta…


(YouTube)

Mas supostamente há também estações numéricas. A mensagem destas estações, quando traduzidas, revelam futuras datas importantes (como o dia da morte da Rainha da Inglaterra, por exemplo), entre outras coisas.

A lenda começou por causa deste post no fórum do site Snopes. Há um registro detalhado de como alcançar as tais estações, embora muito provavelmente o esforço seja em vão e esta seja mais uma história fictícia. Ou talvez não. Só tem um jeito de descobrir por você mesmo, ?

Polybius, um jogo que era experimento do governo

Segundo a fábula, Polybius era um jogo de arcade similar ao Tempest, da Atari, que apareceu nos Estados Unidos no começo dos anos 80. O jogo se tornou rapidamente uma febre, viciando diversos dos jovens que frequentavam o estabelecimento. De acordo com as versões mais consistentes da lenda, o jogo causava náuseas, tonturas, e — assim como a canção de Lavender Town —, comportamentos suicidas. Alguns jogadores supostamente se tornaram completamente contra videogames, tão negativa foi a experiência.

Para tornar a história ainda mais sinistra, há também o fato de que homens misteriosos extraíam informações da máquina diariamente. Dependendo de quem conta a história, tais homens eram agentes governamentais, que estavam retirando da máquina análises que ela fazia sobre os jogadores. Tudo seria um experimento do governo norte-americano a respeito dos gamers (sem seu conhecimento, óbvio).

Faz um tantinho de sentido se você suspender a sua descrença. Games se tornaram uma grande febre nos Estados Unidos no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Não seria de todo esquisito que o governo ianque se interessasse em compreender os efeitos dos jogos.

Curioso a respeito do tal game? Bom, se você tiver coragem, aqui está um site que oferece uma versão para PC.

E eis algo que torna a lenda ainda mais misteriosa: em 2002 o canal americano G4 produziu um seriado chamado “Blister“. Os primeiros episódios foram dedicados a explorar a lenda a respeito de Polybius e, se possível, encontrar um arcade funcional. Houve 3 episódios sobre o assunto, e a série foi cancelada abruptamente antes do veiculamento do capítulo final que explicaria todos os mistérios por trás da máquina.

Pé-Grande em Grand Theft Auto: San Andreas

A série GTA sempre teve como característica um mundo aberto digital que dá liberdade de seguir a história original do jogo ou simplesmente zanzar pela cidade digital sem rumo e sem destino, atropelando gente indefesa e tentando fugir da polícia no processo.

E uma coisa que os contadores de lendas de games adoram são jogos com mundo abertos… As possibilidades de alguém explorar completamente o ambiente onde você disse que o fenômeno se manifesta são baixas.

Pé-Grande em GTA San Andreas
Pé-Grande em GTA: verdade ou mentira?

Logo que o jogo foi lançado, começaram a pipocar nos fóruns online relatos de que é possível encontrar o Pé-Grande no jogo, nas área de Back’o Beyond ou Mount Chiliad. Fotos e vídeos foram oferecido como provas, mas todos foram comprovadas como montagens ou mods do jogo original. Até hoje, não foi comprovado definitivamente se o Pé-Grande existe de fato no jogo ou se é fruto da imaginação fértil dos gamers.

Curiosamente, no pacote de expansão Undead Nightmare, para o jogo Red Dead Redemption, há uma missão que envolve matar Pés-Grandes. Ao matar o primeiro, a conquista “Six Years In The Making” é destravada. A frase pode ser traduzida livremente como “Finalmente, após seis anos”. Red Dead Redemption saiu em 2010, enquanto GTA San Andreas foi lançado em 2004, o que mostra que a conquista em questão é uma referência direta ao mito do Pé-Grande em San Andreas.

Mas a furtiva criatura estava lá mesmo ou era tudo uma lenda sem qualquer fundamento? Acho que nunca saberemos.

Receba mais sobre Pokémon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Izzy Nobre

Izzy Nobre

Ex-autor

Israel Nobre trabalhou no Tecnoblog entre 2009 e 2013, na cobertura de jogos, gadgets e demais temas com o time de autores. Tem passagens por outros veículos, mas é conhecido pelo seu canal "Izzy Nobre" no YouTube, criado em 2006 e no qual aborda diversos temas, dentre eles tecnologia, até hoje.

Relacionados