Todos os consoles da Sega em ordem cronológica

Do SG-1000 ao Dreamcast, conheça cada um dos consoles lançados pela Sega e entenda toda a jornada dessa gigante japonesa

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
consoles sega
A Sega sempre foi muito popular no Japão e no mundo (Imagem: Unsplash/Jezael Melgoza)

Houve uma época em que a casa de Sonic disputava um espaço de respeito na casa das pessoas com seus videogames. Entre 1983 e 2005, sistemas como o Mega Drive e o Saturn foram presenças marcantes, sempre trazendo diversão por onde passavam. Se quiser ficar mais por dentro sobre os consoles que a Sega lançou, venha comigo que vou apresentar cada um nas linhas abaixo.

1. SG-1000

SG-1000 Console da Sega
O SG-1000 em todo o seu esplendor (Imagem: Reprodução/VGDB)

Querendo fazer parte do mercado em ascensão dos videogames caseiros, a Sega lançou o primeiro de seus consoles em 1983 no Japão. O SG-1000, também conhecido como Mark II e SC-3000, trazia um hardware melhor do que o popular Atari 2600, mas muito inferior ao rival Famicom da Nintendo.

Muitos do cartuchos eram ports de outros sistemas, sendo assim, não havia uma cara muito clara do SG-1000. Cerca de 75 jogos foram lançados, porém o console falhou em vendas, alcançando números desastrosos. Isso fez com que a Sega o descontinuasse pouco menos de dois anos após colocá-lo nas lojas.

  • Data de lançamento: 15 de julho de 1983
  • Jogos de destaque: Gulkave, Congo Bongo

2. Sega Mark III

Consoles Sega
O Segam Mark III é exclusivo do Japão (Imagem: Reprodução/Sega Retro)

Após o fracasso do SG-1000, a Sega correu para lançar o sucessor que prometia mais potência e jogos atraentes. O Mark III trazia um design mais moderno, porta de expansão usada principalmente para entregar um áudio FM, saída via cabo AV e um processador de 8-bit.

Curiosamente, essa versão do videogame jamais foi lançada fora do Japão, mas toda a sua base foi usada para um lançamento ocidental. O console mudou de nome antes de chegar em países como os Estados Unidos e Brasil, se tornando o popular Master System.

  • Data de lançamento: 20 de outubro de 1985
  • Jogos de destaque: Hang-On, Fantasy Zone e os mesmo do Master System

3. Master System

Master System
O Master System em sua primeira versão (Imagem: Reprodução/VGDB)

Com personagens de sucesso como Alex Kidd, Sonic, Pato Donald e Mickey Mouse, o Master System foi o primeiro entre os consoles da Sega a mostrar uma verdadeira força no mercado. É verdade que nos Estados Unidos, o sistema não conseguiu chegar perto do NES, porém em locais como Europa e Brasil, ele foi extremamente popular.

Acessórios como um par de óculos 3D e uma pistola chamada Light Phaser trouxeram variedade em sua jogabilidade. Além disso, muitas versões distintas do console foram lançadas, especialmente no Brasil graças a TecToy que o comercializa até hoje.

  • Data de lançamento: Outubro de 1986
  • Jogos de destaque: Phantasy Star, Alex Kidd in Shinobi World, Castle of Illusion, Sonic Chaos

4. Mega Drive (Genesis)

Mega Drive
O Mega Drive é o maior sucesso da Sega (Imagem: Unsplash/Joshua Doherty)

Ao perceber que o Master System não conseguiria bater de frente com o NES/Famicom, a Sega decidiu lançar um console mais poderoso que poderia entregar conversões competentes de seus jogos dos arcades. Dessa forma, o Mega Drive (Genesis nos Estados Unidos) se mostrou forte em tudo o que era proposto, alcançando números excelentes em países por todo o mundo.

Add-ons como o Sega CD e o 32X foram lançados, aumentando a vida útil do console. Títulos de esportes como futebol americano e boxe se tornaram populares entre os jogadores. Além disso, o ouriço mais famoso de todos os tempos estreou no Mega Drive para se transformar em um ícone da cultura pop. Em setembro de 2019, uma versão mini comemorativa foi lançada com grande sucesso.

Uma versão portátil do console chamada Nomad foi lançada em outubro de 1995, além dela, uma versão mais compacta e que já trazia o Sega CD junto chamada CDX foi lançada em 1994.

  • Data de lançamento: 29 de outubro de 1988
  • Jogos de destaque: Sonic the Hedgehog, Streets of Rage 2, Ayrton Senna’s Super Monaco GP II, Phantasy Star IV, Golden Axe

5. Game Gear

O primeiro portátil da Sega (Imagem: Unsplash/Ben Griffiths)

Querendo entrar no mercado de consoles portáteis que estava crescendo, a Sega desenvolveu um produto mais potente e robusto do que o rival Game Boy. O Game Gear trazia uma tela colorida com luz própria e um hardware similar ao do Master System, porém precisava de seis pilhas AA para funcionar.

De qualquer forma, o sistema alcançou um relativo sucesso com mais de 10 milhões de unidades vendidas. Trazendo acessórios interessantes como um sintonizador de TV, adaptador para carro e uma bateria similar aos power banks que temos hoje em dia. Em 2020, uma versão comemorativa Micro foi lançada.

  • Data de lançamento: 6 de outubro de 1990
  • Jogos de destaque: Fatal Fury Special, Sonic Triple Trouble, Dragon Crystal, GG Aleste

6. Sega Pico

Sega Pico
O Sega Pico (Imagem: Reprodução/VGDB)

Focando em um público alvo de crianças entre dois e oito anos, a Sega decidiu lançar o Pico com uma biblioteca de jogos educativos. Todos trazem personagens famosos como Ursinho Pooh e Doraemon (um anime popular no Japão). Os títulos misturam livros com games, chamados “Storyware”. A TecToy lançou o Pico no Brasil entre outros consoles da Sega.

  • Data de lançamento: 26 de junho de 1993
  • Jogos de destaque: Puff e as Quatro Estações, Adventures in Letter Land with Jack & Jill

7. Sega Saturn

Sega Saturn
O Saturn foi o rival do PlayStation 1 (Imagem: Reprodução/VGDB)

Qualquer fã da Sega ficou muito empolgado na época em que o Saturn foi anunciado. Gráficos 3D e áudio de CD? O que mais poderíamos querer?

Com muitos títulos saídos diretamente dos arcades, o console se mostrou uma verdadeira força no quesito jogos em 2D. Ainda mais com o uso do cartucho de RAM que aumentava o poder do sistema significativamente. Porém, por causa do sucesso do PlayStation 1, muitas franquias acabaram ficando de fora do Saturn.

No Brasil, a TecToy conseguiu manter o interesse das pessoas na Sega e no videogame, alcançando a casa de muitos jogadores. O Saturn também era um sucesso nas locadoras, disputando a atenção com o Nintendo 64, Neo Geo CD e, claro, o PS1.

  • Data de lançamento: 22 de novembro de 1994
  • Jogos de destaque: Virtua Fighter 2, Daytona USA, The King of Fighters 96, Virtua Cop, Vampire Savior

8. Dreamcast

Sega Dreamcast
O último grande videogame da Sega (Imagem: Unsplash/Taylor R)

Considerado um console muito a frente de seu tempo, o Dreamcast era tão poderoso em seu lançamento que uma placa de arcade (chamada Naomi) foi criada baseada em sua arquitetura. Modelos 3D de cair o queixo, animações fluídas e muito potencial. O sistema prometia ser a volta por cima da empresa japonesa.

Porém, mesmo com excelentes títulos, o Dreamcast não conseguiu alcançar o número de vendas desejado pela Sega. Dessa maneira, em março de 2001, a companhia afirmou que iria interromper a produção do videogame e passaria apenas a desenvolver jogos.

Mesmo assim, este é um dos consoles da Sega que mais marcou a vida de muitos fãs durante a sua vida útil. Vale destacar o VMU (Visual Memory Unit) que funcionava como um memory card, mas que também trazia uma tela de LCD que tinha função em alguns jogos. No geral, enormes sucessos nasceram no Sega Dreamcast que é o último videogame oficial da empresa.

  • Data de lançamento: 27 de novembro de 1998
  • Jogos de destaque: Crazy Taxi, Shenmue, The House of the Dead 2, Marvel VS Capcom 2, Jet Set Radio

9. Advanced Pico Beena

Consoles Sega
O último console da Sega foi feito para crianças (Imagem: Reprodução/Sega Retro)

Lançado pela subsidiária da empresa japonesa chamada Sega Toys, o Advanced Pico Beena é o sucessor do Pico e traz os mesmos elementos: jogos educativos infantis com personagens famosos. O sistema jamais foi lançado fora do Japão e sempre foi tratado como brinquedo pela companhia. Curiosamente, há um título da franquia Pokémon para o Beena.

  • Data de lançamento: 6 de outubro de 2005
  • Jogos de destaque: Pocket Monsters Advanced Generation Pokémon Suuji Battle!!, Doraemon Tanoshiku o-Keiko Hiragana Katakana

No Brasil, a TecToy já lançou diversas variantes do Master System e do Mega Drive, algumas sem entrada para cartuchos, por exemplo. Alguém se lembra da versão Show do Milhão?

Qual videogame da Sega você mais gosta? Qual mais jogou? Conta pra gente!

Com informações: VGDB.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Sega na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados