11 de setembro: conheça 6 filmes e documentários disponíveis no streaming
Confira seis filmes e documentários sobre o 11 de setembro divididos entre histórias comoventes e produções mais críticas
Confira seis filmes e documentários sobre o 11 de setembro divididos entre histórias comoventes e produções mais críticas
O atentado contra as torres do World Trade Center em 2001 chocou o mundo e entrou para a história. Anos após o ocorrido, surgiram muitas produções que relatam histórias de sobreviventes, a luta de familiares de falecidos por direitos e também análises sobre as decisões do governo norte-americano durante e após o atentado. Confira seis filmes e documentários sobre o 11 de setembro com diferentes perspectivas.
11 de setembro: No Gabinete de Crise do Presidente é um documentário que conta a história do 11 de setembro pela perspectiva da presidência dos Estados Unidos com acesso às decisões-chave sobre o ocorrido. O documentário é trazido em uma parceria entre Apple e BBC.
A obra é narrada pelo ganhador do Oscar Jeff Daniels e relata as 12 horas seguintes ao ataque contra as Torres Gêmeas e conta com depoimentos do ex-presidente George W. Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney, a ex-Secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice entre outros membros do governo na época.
O filme conta a história dos passageiros do voo 93 da United Airlines. Um dos voos sequestrados por terroristas da Al-Qaeda em 11 de setembro de 2001. O avião tinha alvo um ponto importante do governo americano, mas os passageiros evitaram uma tragédia maior.
O filme recebeu indicações ao Oscar de Melhor Direção e Melhor Edição em 2007.
Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror é uma série documental original da Netflix dividida em cinco episódios, que acompanha os ataques terroristas lançados contra o World Trade Center pela Al-Qaeda em setembro de 2001.
A série explora as origens da organização terrorista na década de 1980 até a violenta resposta dos Estados Unidos no Oriente Médio após os ataques.
No filme protagonizado por Michael Keaton, o ator assume o papel de um advogado responsável por negociações de indenizações entre empresas e vítimas de familiares do atentado de 11 de setembro.
A trama do filme envolve a complicada relação de dor de familiares e vítimas com o ambiente burocrático que mistura a defesa da economia americana, com interesses de empresas aéreas que estavam em crise antes do atentado e deveriam pagar milhares de dólares em indenizações.
O filme do diretor Oliver Stone conta a história de dois agentes da autoridade portuária, interpretados por Nicolas Cage e Michael Peña, que acabam ficando presos nos escombros do World Trade Center após ajudarem pessoas a saírem do local pouco antes das torres desabarem.
O filme é baseado em uma história real, mas foi envolvido em polêmicas na época de lançamento, por ter sido considerado como uma forma de lucrar com a tragédia.
Come From Away é uma versão filmada do premiado musical da Broadway que conta a história de 7000 pessoas que ficaram presas na pequena cidade de Gander, após todos os voos nos Estados Unidos serem cancelados em 11 de setembro de 2001.
O povo da pequena cidade canadense recebeu graciosamente os passageiros em sua comunidade e acabaram forjando laços improváveis e duradouros enquanto passaram pelos momentos difíceis.
Por último, fica uma indicação que não está em streamings oficiais no Brasil. Fahrenheit 11 de setembro é um documentário feito por Michael Moore que critica as medidas tomadas pelo presidente George W. Bush após o atentado de 11 de setembro e possíveis ligações do governo norte-americano com a família de Osama Bin Laden.
O polêmico documentário recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2004.
Existem muitos filmes sobre o 11 de setembro, mas não foi possível citar todos aqui, por isso aproveite os comentários para deixar suas indicações.