Comparativo: o que há de novo no Nintendo Switch (2019)

Novo modelo de Nintendo Switch tem o mesmo poder de fogo que o antecessor, mas ganha mais bateria para ficar à frente Lite

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 11 meses
comparativo novo nintendo switch

O Switch é um console de 2017 que ainda tem muita vida pela frente. Prova disso é que em 2019 o console ganhou um irmão menor, o Switch Lite, além do novo Nintendo Switch, que foi atualizado para entregar mais autonomia de bateria aos jogadores.

O fato de ter um novo Nintendo Switch e uma versão “Lite” em pleno 2019, com o pé na porta da próxima geração do Xbox e PlayStation, faz crer que a Nintendo ainda tem planos para seu console. Então, saiba quais são as diferenças entre os dois modelos principais, caso já tenha um Switch ou pretenda comprar um novo.

Por que o Nintendo Switch precisou ser revisado?

Quando a Nintendo anunciou o Switch Lite, a promessa era de uma duração de bateria superior a do console principal — cerca de quatro horas de duração jogando Zelda: Breath of the Wild contra 3 horas do modelo maior.

Uma semana depois, a empresa revelou a nova versão do Switch. Justamente para corrigir isso: bateria. O salto foi de 3 horas para 5 horas e 30 minutos de duração quando jogando Zelda: Breath of the Wild.

Em condições mais amenas (jogos mais leves) a estimativa de bateria é a seguinte:

ProdutoDuração da bateria
Nintendo Switch (2017)2,5 a 6,5 horas
Nintendo Switch Lite3 a 7 horas
Novo Nintendo Switch (2019)4,5 a 9 horas

O novo processador

O que gerou uma melhor autonomia de bateria do Nintendo Switch não foi nem mesmo o aumento da capacidade do componente, que aliás permaneceu o mesmo de 4.310 mAh. A melhoria se deu pela troca de outras peças de hardware com melhor gerenciamento de energia.

O chip de processamento, por exemplo, foi substituído pelo Nvidia Tegra X1 T214 (antes era o Tegra X1 T210) de 16 nanômetros, contra 20 nanômetros do anterior. Trata-se de uma pequena atualização que aumenta a eficiência energética, sem ganhos em desempenho.

Além dele, a memória RAM e de armazenamento Flash também foram substituídos. O conjunto todo resulta nas quase três horas a mais de bateria.

HardwareNintendo Switch (2017)Nintendo Switch (2019)
ChipNvidia Tegra X1 T210Nvidia Tegra X1 T214
Memória RAMSamsung K4F6E304HB-MGCH 2 GB LPDDR4 DRAM x2 (4GB)Samsung K4U6E3S4AM-MGCJ 2 GB LPDDR4x DRAM x2 (4GB)
ArmazenamentoSamsung KLMBG2JENB-B041 (32GB eMMC)

 

Toshiba THGBMHG8C2LBAIL (32GB eMMC)

SK Hynix H26M62002JPR (32GB eMMC)

Tela

Apesar de a Nintendo não confirmar os detalhes oficialmente (exceto pela extensão da duração da bateria), alguns usuários também perceberam a mudança na tela do novo Switch.

A versão revisada tem mais brilho e cores mais quentes, mantendo a mesma resolução de imagem. Não há informações concretas sobre a fabricação do novo painel. Na verdade, isso pouco ou nada impacta a experiência do usuário.

comparativo de tela do novo nintendo switch
Novo Nintendo Switch (o de baixo) | Foto de iMore

Poderá sentir a diferença aquele que tiver com os dois modelos (de 2017 e 2019) lado a lado. As cores mais quentes e o brilho mais forte serão notados com certa facilidade, nesse caso.

Os Joy-Cons mudaram

A mudança interior dos novos modelos de Joy-Cons está no posicionamento da antena Bluetooth. Perda de conexão é um dos problemas que os usuários tinham em relação aos controles removíveis, o que parece ter sido consertado nessa atualização.

Contudo, a falha relacionada ao “drift” do analógico esquerdo — que faz o controle registrar movimentos mesmo sem o usuário tocar no joystick — parece permanecer. Mas o conserto é gratuito até para os Joy-Cons fora da garantia.

A nova versão dos controles removíveis do Switch não deve ser um argumento para a troca do console, visto que podem ser comprados separadamente do videogame.

O Switch Charges diz que há uma mudança no final do número de modelo do Japão do Joy-Con antigo (começando com HAC e terminando em C1) em relação aos novos (HAC…C3). Entretanto, o meu par de Joy-Cons, que veio na caixa do modelo de 2017, já tinha essa nova nomenclatura.

Como identificar o novo modelo de Switch

O jeito mais fácil de identificar o novo Nintendo Switch na hora da compra é comparar as caixas. Na nova versão, todo o fundo da embalagem é vermelho, enquanto o de 2017 tem o fundo da caixa branco.

caixa do primeiro nintendo switch (2017)
Caixa do Nintendo Switch (2017)
caixa do novo nintendo switch (2019)
Caixa do novo Nintendo Switch (2019)

Ao olhar no número do modelo, no de 2019 é impresso o “HAC-001 (-01)”, enquanto o antigo apenas “HAC-001″.

Vale a pena trocar agora?

A princípio: não.

O único ganho significativo em relação ao modelo original é o de duração da bateria. Não há melhoras no desempenho, resolução da tela ou qualidade de áudio.

A menos que você seja um jogador apenas do modo portátil, não há porque considerar a troca agora — talvez ter um Nintendo Switch Lite como console secundário.

Com informações: Switch Charges, TweakTown, iMore.

Receba mais sobre Switch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados