Notícias Internet

Twitter e Facebook ficam cada vez mais parecidos

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

facebooktwitterA ferramenta de microblogging Twitter mudou ontem (10) os termos de serviço que seus usuários precisam aceitar para usá-lo. Todos os atuais usuários foram alertados por um email enviado por Biz Stone, co-fundador do serviço, que também publicou no blog oficial e na conta @twitter um aviso sobre a mudança. Ela foi comunicada por todos esses meios provavelmente por causa do precedente criado pelo Facebook, que mudou seus termos de serviço sem avisar ninguém em fevereiro desse ano e provocou a ira dos seus usuários por causa disso.

No post do blog oficial, Stone citou quatro áreas dos termos que foram alteradas e seus motivos: Propaganda, porque querem “manter a porta aberta para qualquer oportunidade”; Direitos autorais, que esclarece que os tweets pertencem aos usuários e não ao Twitter, mas que o serviço pode usá-los como bem entender, sem dever nada a ninguém; API, esclarecendo que o conteúdo pode ser exibido através delas; e SPAM, deixando claro que esse ato é expressamente proibido.

Já o site de relacionamentos Facebook implementou algumas mudanças no seu código-fonte que, sem sombra de dúvida, foram inspiradas no Twitter. A primeira delas foi a habilidade de citar perfis de usuários ao postar status updates no site. O método é o mesmo usado no microblog fundado por Biz Stone, basta colocar uma @ antes do nome para que seus amigos sejam tagueados nos updates. A funcionalidade será disponibilizada para os usuários nas próximas semanas.

A segunda é em relação ao Facebook Lite, versão ‘sem gordura’ do site que apareceu por acidente em agosto. Usuários na Índia e nos EUA que quiserem testar essa nova versão, já podem acessar o endereço lite.facebook.com, caso tenham um convite. O consenso entre quem está testando a nova página é de que ela é “bem rápida”.

Com as redes sociais inspirando-se umas nas outras tanto assim, pode-se esperar que no futuro o Twitter terá uma área para albuns de foto e o Facebook, ao receber enormes quantidades de tráfego, mostrará um faildolphin na tela. [Mashable]

[Atualizaçãom às 11:08]: a versão Lite do Facebook já pode ser acessada por qualquer usuário cadastrado no serviço, independente de país.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque