Num futuro próximo, o Google poderá oferecer os endereços ou . Sem .com, ou .net, ou qualquer outra terminação de endereço (o gTLD, na sigla em inglês para domínio de nível superior genérico). O ICANN aprovou nessa segunda-feira a resolução que cria os finais de endereço .marca — na falta de um nome melhor, vai esse mesmo.

De acordo com o órgão, que se responsabiliza pela estrutura e estabilidade na grande rede, a decisão representa uma “mudança histórica ao sistema de nomes de domínio da internet”. Hoje em dia há 22 gTLDs ao redor do mundo, além daqueles que são destinados a países (nós temos o .br). Com os domínios .marca, o ICANN diz que abre o endereços de internet para aquilo que a criatividade humana puder produzir.

Ainda dependemos do .net no final
Ainda dependemos do .net no final

Quem mais deve se beneficiar com a mudança são as empresas de internet e os grandes grupos, que poderão ter o próprio nome como domínio, o que ajuda a evitar problemas de domínios com o nome de uma marca que é usado por terceiros, normalmente para práticas maliciosas.

A discussão sobre os novos TLDs é antiga. Em outubro de 2010, eu escrevi no TB que o ICANN pretendia abrir esse recurso da rede para qualquer um. Como exemplo, a gente poderia registrar o final .tecnoblog para apresentar sites especiais sobre a Apple em https://apple.tecnoblog ou sobre a Microsoft em . O mesmo vale para o domínio .gay, que passava pelo mesmo tipo de discussão — em especial porque governos teriam mais facilidade para bloquear conteúdo relacionado a homossexuais, como já acontece com o gTLD .xxx para bloquear conteúdo “adulto”.

Ter um gTLD não custará pouco. Apenas para enviar a requisição de registro de, digamos, o .ubuntu, a Canonical teria que desembolsar US$ 185 mil. Caso o TLD seja aprovado, a taxa anual para manter a terminação de endereço será de mais US$ 25 mil. Sem falar de todos os custos para realizar registros de domínios, visto que a empresa que comprar um TLD será a responsável por ele (será a registrar, na terminologia técnica).

O ICANN promete receber requisições de registros de TLDs .marca a partir de janeiro de 2012.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados