Net lança site com vídeos do SporTV, Multishow, Telecine e outros canais

Muu permite assistir vídeos de canais Globosat e Telecine.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

Associando internet e televisão por assinatura, a Net e a Globosat anunciam um novo serviço para assistir aos programas da tevê paga na web. O Muu chega com a proposta de fornecer conteúdo dos diversos canais Globosat para espectadores que querem acesso a essa programação mesmo quando não estiver em casa — ou quando não estiver a fim de ligar a televisão para assistir.

De cara, a listagem de programas disponibilizados por meio da plataforma se mostra tímida. Entre as atrações da Globosat, encontramos de interessante: “Spartacus” (série estrangeira), “Cilada” (do Multishow), “Marília Gabriela Entrevista” (do GNT) e “Irritando Fernanda Young” (também do GNT). Filmes da rede Telecine também serão oferecidos na web: para começar, o Muu liberou o acesso a “Um Astro em Minha Vida”, com o conhecidíssimo Morgan Freeman.

Filmes, séries, documentários e shows estarão disponíveis gratuitamente no site.

Destaques de programas no lançamento do Muu

A associação entre Net e Globosat pode ser explicada pela composição acionária das empresas. Ambas têm as Organizações Globo como importante sócio, o que geralmente agiliza esse tipo de negociação, que tende ser bastante complicada por conta dos acordos de distribuição de conteúdo, que muitas vezes dependem de empresas estrangeiras (ainda mais quando estamos falando de produções cinematográficas).

Além de entretenimento, a plataforma Muu comporta uma diversificada programação esportiva gerada pelos canais SporTV. Mais uma vez, se trata de um empreendimento da Globosat no mercado de televisão por assinatura.

A estratégia por trás do Muu é fidelizar o espectador, além de justificar o valor da assinatura de televisão paga. Com os diversos dispositivos aos quais nós temos acesso hoje em dia, limitar uma programação somente à tevê já não faz mais tanto sentido. A decisão reflete o que já se vê em mercados mais maduros de TV paga. Nos Estados Unidos, por exemplo, dá para baixar o app da CNN para iPad e assistir ao vivo ao canal — desde que o usuário informe seus dados de assinante de televisão paga (e cabe avisar que o serviço por enquanto está limitado a poucas operadoras).

Vídeos de esporte no Muu

Os responsáveis pelo Muu afirmam que, nesse início, o acervo de conteúdo de vídeo conta com nada menos que 1.400 horas. Leve em consideração que um programa de televisão por assinatura costuma ter meia-hora de duração, e dá para ter uma noção do tamanho dessa biblioteca (sim, sim, não podemos desconsiderar os filmes).

O Muu está disponível para clientes da Net por enquanto. A infraestrutura de acesso é fornecida pela Globo.com, o braço das Organizações Globo na internet. Inclusive, é preciso ter um “cadastro Globo.com” para utilizar o serviço.

Curiosamente, a Sky não foi incluída no negócio. Acredite se quiser, mas a operadora de televisão por assinatura também possui o grupo Globo entre os seus acionistas (porém em uma posição menos privilegiada do que aquela ocupada na Net).

Para assistir os vídeos da Globosat sem pagar nada a mais no Muu são necessários: conexão banda larga de pelo menos 1 Mega; monitor com resolução mínima de 1024×768 pixels (o que não é difícil hoje em dia) e Flash Player 10. Também é necessário ter um navegador moderno (Internet Explorer 7, Firefox 3.6, Chrome 10 e Safari 5).

Em tempo: ainda não entendi a escolha do nome “Muu”. Tem uma onomatopeia bastante conhecida que se utiliza desse mesmo som.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados