Início / Notícias / Brasil /

Google dá show nas eleições dos EUA. Enquanto isso, no Brasil

YouTube promove debate com candidatos de São Paulo em parceria com TV Cultura e Estadão.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Corrida presidencial nos Estados Unidos. Enquanto os candidatos participam de convenções e o atual mandatário até responde perguntas no popular site Reddit, o Google prepara uma cobertura especial do pleito norte-americano. Uma série de ferramentas, para acompanhamento de notícias e receber avisos sobre os prazos para votar, foi colocada à disposição do eleitor americano. Exatamente o contrário do que o Google do Brasil vem fazendo nas eleições municipais em território nacional.

Nessa semana entrou no ar o Politics & Election, um site específico para o acompanhamento do pleito nos Estados Unidos. O Google fechou parceria com uma série de provedores de conteúdo de renome para que o cidadão permaneça bem informado. CNN, Wall Street Journal, ABC News e a emissora falante de espanhol Univision transmitem eventos especiais pela plataforma do YouTube. O internauta não paga nada por isso.

A página de informações do eleitor traz datas e mais informações para que o cidadão se prepare para o dia da eleição. Embora o voto nos Estados Unidos seja facultativo, milhões de norte-americanos decidem ir às urnas na data marca. E também embora o sistema eleitoral, com a complicação dos delegados regionais, complique muito o acompanhamento da apuração, também para esta finalidade o Google colocou o novo site no ar.

O TurboVote, uma organização não governamental, auxilia na produção de material para os eleitores e orientação para que votem sem sair de casa. Não por acaso, foi financiada com dinheiro do próprio Google e de uma série de outras instituições filantrópicas, também com dinheiro proveniente do Kickstarter, o site ícone do crowdfunding no mundo.

Debate em parceria com Estadão e TV Cultura

O Google do Brasil, pelo que percebemos, tem mantido uma cobertura mais modesta das eleições municipais. A assessoria de imprensa informou ao Tecnoblog que o Google está envolvido na promoção de um debate para candidatos a prefeito na cidade de São Paulo. O evento ocorrerá em conjunto com a TV Cultura e o jornal O Estado de São Paulo e será transmitido pelo YouTube em 17 de setembro a partir de 21h45. Não nos responderam, até o momento da publicação deste artigo, sobre páginas para acompanhar o noticiário político ou mesmo se lançariam ferramentas destinadas às eleições.

Eu gostaria de ver o maior conglomerado de internet do mundo mais atento às eleições brasileiras. Sem dúvida há diferenças, em especial porque nos EUA são basicamente dois candidatos promovendo o embate de ideias. Mais um motivo para que o escritório brasileiro empreendesse inovação e criasse novas formas de acompanhar eleições municipais. Penso que, de todos os âmbitos de pleito, o municipal tem maior importância imediata – diz respeito ao ambiente em que moramos ou trabalhamos.