Simulador veicular será obrigatório em autoescolas (de novo)

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Simulador RSV-3
Simulador RSV-3

Os mais abastados podem até ter um destes em casa para “brincar” de piloto de corrida, mas o simulador da foto é destinado aos futuros motoristas. Na segunda-feira (20), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a obrigatoriedade do equipamento nas autoescolas de todo o Brasil.

Já vimos esse filme. A exigência de uso de simuladores para quem tenta obter CNH de categoria B foi determinada em 2013. As autoescolas tinham que disponibilizar o equipamento a partir de 1º de janeiro de 2014, mas o prazo foi sendo adiado até que, em junho do mesmo ano, o Contran decidiu tornar o equipamento opcional.

Com a nova resolução, as autoescolas têm até 31 de dezembro para se adequar à exigência. Será que agora é pra valer? Nunca dá para garantir, mas as chances são grandes. Alguns estados, como o Rio Grande do Sul, mantiveram a obrigatoriedade e os resultados foram convincentes, segundo Alberto Angerami, presidente do Contran.

A intenção é diminuir o risco de acidentes com quem está tendo os primeiros contatos com a direção de um veículo. Além dos instrumentos do carro, o simulador recria várias situações do dia a dia do motorista, como rodovia com chuva, presença de animais na via e ultrapassagens.

Simulador veicular

Fica assim, então: o candidato a motorista deve passar no exame teórico e na avaliação médica. Depois, deve fazer treinamento no simulador por no mínimo cinco horas/aula. Somente após essa fase é que a pessoa inicia as aulas em um carro de verdade (mínimo de 20 horas/aula).

É claro que o assunto ainda vai gerar muita discussão. Há quem defenda os simuladores, sobretudo para diminuir a insegurança de quem nunca assumiu o volante de um veículo. Mas a maioria parece ser contra a obrigatoriedade, principalmente donos de autoescola.

Primeiro pelo fator custo: um simulador pode custar mais de R$ 40 mil. Os gastos adicionais são repassados a quem busca sua CNH, ou seja, a obtenção do documento fica ainda mais cara. Segundo pela dúvida quanto à eficácia: para muita gente, os simuladores não dão as noções iniciais necessárias, por mais realistas que sejam.

Na visão de especialistas em trânsito, a má formação de motoristas no Brasil se deve principalmente à falta de aulas práticas — 20 horas/aula (25 com o simulador) não são suficientes. O simulador pode até amenizar, mas não resolve o problema.

Por enquanto, a resolução vale apenas para a categoria B — carros de passeio. Mas o plano do Contran é estender o uso de simuladores para obtenção de habilitação para caminhões, ônibus e até motos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados