Equipamentos da banda larga de fibra ótica da Oi
Equipamentos da banda larga de fibra ótica da Oi

Em meio a um grande processo de reestruturação da empresa, a Oi anunciou novos investimentos de rede para o segundo semestre. A primeira das mudanças que atendem ao consumidor final se resume em novas velocidades da banda larga fixa: será possível assinar internet de até 35 Mb/s pela operadora.

Serão quatro novas opções no portfólio: 20 Mb/s, 25 Mb/s, 30 Mb/s e 35 Mb/s. Será utilizada a tecnologia VDSL, e a novidade chega após o anúncio de um novo backbone ótico com capacidade de 100 Gb/s, que percorrerá as cidades de 12 capitais do Nordeste ao Sul do país. A operadora espera atingir 35% da base com os novos planos, e tem a capacidade de até 300 mil acessos com a velocidade de 35 Mb/s. A expansão da rede FTTH também está no papel: a promessa foi feita há três anos com o anúncio do serviço de banda ultra larga e IPTV, que é restrito a pouquíssimas residências em bairros de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Por ter uma rede herdada das estatais e estrutura baseada em centrais regionais, um dos grandes problemas enfrentados pela Oi é a distância do DSLAM até a casa do cliente. Atualmente, a maior velocidade disponível é de 15 Mb/s, que ainda assim é restrita para clientes com distância máxima de 1 km da central. Embora a novidade pareça promissora, é bom não ter muita esperança de conseguir assinar o novo serviço: a distância máxima para operação em VDSL é ainda menor do que a atual tecnologia utilizada pela empresa, a ADSL2+.

Atualmente, a velocidade média da base é de 4,9 Mb/s. Velocidades maiores ou igual a 10 Mb/s se restringem a apenas 27% do total dos clientes – o que é pouco considerando que o portfólio atual da operadora oferece velocidades de 2 Mb/s, 10 Mb/s e 15 Mb/s. Um grande acerto foi dividir as novas velocidades de 5 Mb/s em 5 Mb/s: isso deverá aumentar a viabilidade técnica de novas velocidades para clientes atuais.

As novidades foram anunciadas em uma conferência com acionistas da empresa. O CEO Bayard Gontijo prometeu entregar resultados dos novos produtos já no próximo semestre.

Com informações: Teletime

Receba mais sobre Oi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados