Notícias Computador

Os notebooks Vaio voltarão a ser vendidos no Brasil (e serão fabricados pela Positivo)

Positivo fechou parceria com Vaio Corporation para usar marca de notebooks no país

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

positivo-vaio-marca

Quando você achava que a famosa marca de notebooks Vaio seria enterrada no passado, eis que surge a notícia: as máquinas voltarão a ser produzidas e comercializadas no Brasil. Mas não será pela Sony, tampouco pela Vaio Corporation, que comprou a divisão de computadores da fabricante japonesa. Agora, os notebooks serão vendidos pela Positivo.

É a primeira parceria internacional fechada pela Vaio Corporation, que detém os direitos da marca Vaio e ainda é uma empresa minúscula quando comparada com a época da Sony: atualmente, são apenas 240 funcionários, e os notebooks são vendidos apenas no Japão. Mesmo na terra do sol nascente, os computadores Vaio ainda não alcançam 1% de fatia de mercado.

Os notebooks Vaio serão fabricados nas linhas de produção da Positivo, que tem unidades fabris em Curitiba (PR) e Manaus (AM) e no exterior, na Argentina e Ruanda. Segundo o comunicado à imprensa, haverá equipes de marketing e pós-venda dedicados para a Vaio, bem como adaptações nas fábricas para montar os notebooks.

No entanto, os produtos em si serão desenvolvidos pela própria Vaio, portanto, já sabemos o que esperar do design e do hardware dos produtos. A Positivo ainda não diz quais notebooks da Vaio serão vendidos no Brasil; no mercado norte-americano, que também receberá a marca Vaio em breve, o primeiro modelo será o Vaio Z Canvas, uma máquina ultrafina com tela destacável de 12 polegadas.

vaio-z-canvas

É interessante que justamente a Positivo, conhecida por ser uma marca bastante popular, esteja por trás da volta da Vaio, sinônimo de notebooks sofisticados e absurdamente caros. Mas ainda estamos falando da maior fabricante de computadores do Brasil, que também tem posição relevante em outros mercados, como o argentino. Estou curioso para ver o que sai dessa mistura.

Os primeiros notebooks Vaio sem a marca da Sony serão lançados no Brasil em outubro e estarão disponíveis nas principais redes nacionais de varejo.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque