Intel lança Optane Memory para aumentar o desempenho de PCs comuns

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Você deve ter ouvido falar do 3D XPoint, memória da Intel que promete ser mais rápida que qualquer SSD e já equipa drives caros voltados para servidores de alto desempenho. Nesta segunda-feira (27), a Intel decidiu colocar a tecnologia em memórias de cache para PCs comuns — e elas podem acelerar até mesmo computadores que já tenham SSD.

Até hoje é comum vermos HDs híbridos, especialmente em notebooks, que guardam centenas de gigabytes no disco e copiam os dados mais acessados para uma pequena memória flash de cache, normalmente de 8 ou 16 GB. Isso não é tão rápido quanto salvar tudo num SSD, mas é significativamente mais barato e já melhora bastante o desempenho no dia a dia.

O Optane Memory para PCs pode servir como memória de cache para HDs ou até mesmo SSDs. Ele tem interface PCI Express 3.0, será vendido em capacidades de 16 e 32 GB, e promete fornecer desempenho mais consistente: em carga pesada, um SSD com Optane chega a ser 40 vezes mais rápido que um SSD tradicional.

Mas nem todo mundo poderá instalar um Optane Memory, já que ele exige uma placa mãe com chipset Intel da série 200 e um processador Core de 7ª geração (Kaby Lake). E o preço não é tão convidativo: uma memória de 16 GB será vendida por US$ 44, enquanto a 32 GB custará US$ 77 (para fins de comparação, isso é dinheiro suficiente para comprar um SSD básico de 240 GB nos Estados Unidos).

E ainda que as memórias 3D XPoint do Optane sejam um grande avanço em relação ao NAND dos SSDs (não apenas em velocidade, mas também em vida útil), fica a dúvida se elas realmente atrairão os usuários. O abismo entre HDs e SSDs é gigante, e qualquer um nota a diferença quando faz o upgrade — enquanto isso, o Optane só parece trazer vantagens em relação ao SSD em tarefas realmente pesadas.

Para a maioria dos usuários, será que não é melhor guardar o dinheiro para comprar um SSD de maior capacidade?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados