Notebooks funcionam assim: ou você compra algo potente, ou você compra algo portátil. Mas a Nvidia anunciou nesta terça-feira (30) um design batizado de Max-Q, que permite colocar uma GeForce GTX 1080 dentro de laptops finos.

Com o Max-Q, é possível equipar um notebook com 18 mm de espessura e 2,2 kg com a GeForce GTX 1080. Nos ultrafinos, a GPU pode consumir metade da energia e ainda assim entregar 90% do desempenho que teria dentro de um laptop até três vezes mais espesso.

Para manter o desempenho em uma carcaça menor (e evitar que algo frite ali dentro), as fabricantes de notebooks precisam trabalhar junto com a Nvidia nos projetos de design térmico e acústico. Além disso, os computadores Max-Q terão a tecnologia WhisperMode, que sincroniza a taxa de quadros do jogo com a qualidade gráfica, reduzindo o ruído da ventoinha.

Outras fabricantes, como a Razer, já vinham investindo em notebooks portáteis para gamers, mas com menos potência. O Razer Blade, por exemplo, também possui 18 mm de espessura, mas traz uma GeForce GTX 1060 (a 1080 tem desempenho aproximadamente 1,8 vezes maior). E o notebook da Razer com a GTX 1080, o Blade Pro, até era fino, mas era equipado com tela de 17,3 polegadas e pesava 3,5 kg (!).

Os primeiros laptops Max-Q serão vendidos em junho, pelas marcas Acer, Alienware, Asus, Gigabyte, HP, Lenovo, MSI e outras que não trabalham no Brasil. Eles terão GPUs GTX 1060, 1070 ou 1080.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados