Facebook vai mostrar menos links para sites que demoram para carregar

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
Facebook

Você está rolando o feed de notícias do Facebook, toca em um link para ler mais informações, espera, espera e… nada acontece. Em breve, isso não acontecerá com tanta frequência: a rede social vai penalizar sites que demoram para carregar.

O Facebook já adota inúmeros critérios para definir o alcance de um link no feed de notícias: se uma página constantemente publica chamadas caça-cliques, por exemplo, ela tende a aparecer para menos pessoas. O tempo de carregamento também será levado em consideração porque “até 40% dos visitantes de um site abandonam a página depois de três segundos de espera”, o que prejudica a navegação na rede social.

Para não ser influenciado pela má qualidade das operadoras, o Facebook diz que “fatores como a conexão à internet atual do usuário e a velocidade normal da página correspondente serão considerados”. Se os algoritmos do Facebook detectarem que um site carrega rapidamente, “o link para essa página poderá aparecer mais alto no seu feed”.

A mudança é válida para os aplicativos móveis do Facebook e será liberada para todos os usuários durante os próximos meses. Segundo a rede social, a maioria das páginas não terá alterações significativas no alcance, enquanto sites lentos notarão uma queda no tráfego.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados