Microsoft deixa de vender Xbox One original nos Estados Unidos e Reino Unido

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 semanas
Xbox One original

A Microsoft já começou a dar adeus ao primeiro modelo do Xbox One. O console não aparece mais na loja oficial da companhia nos Estados Unidos, a não ser em versão recondicionada (refurbished). Já na Microsoft Store do Reino Unido, o produto continua sendo listado, mas com o status “fora de estoque”.

É um movimento que não chega a surpreender. O Xbox One original foi lançado em 2013, mas desde o ano passado existe uma versão mais interessante do console: o Xbox One S é 40% menor que o modelo original e vem com recursos adicionais, como suporte a vídeos em 4K, mais opções de armazenamento e joystick melhorado.

As vendas do Xbox One S não serão interrompidas tão cedo, mas o modelo é uma opção para quem não quer gastar muito. A atualização mais relevante do console original é o Xbox One X, que está em pré-venda nos Estados Unidos por US$ 499 e deve ser lançado em novembro.

O Xbox One X tem 12 GB de memória GDDR5, processador octa-core AMD Jaguar de 2,3 GHz e GPU da AMD de 6 teraflops. A própria Microsoft o classifica como o console mais poderoso do mundo. Diante disso, manter o Xbox One original parece mesmo não fazer sentido.

Xbox One X
Xbox One X

Mas ao menos o modelo sai de cena sem carregar uma imagem (muito) negativa. Vale lembrar que, na época do seu lançamento, o console foi criticado por, entre outros motivos, exigir que o Kinect fosse usado para rastrear e identificar o jogador no ambiente.

Seis meses depois do lançamento, a Microsoft desistiu da obrigatoriedade do Kinect, o que também serviu para reduzir o preço do console — o primeiro Xbox era US$ 100 mais caro que o PlayStation 4. A mudança de ideia fez o acessório deixar de acompanhar o Xbox One. O preço ficou então equivalente ao do console da Sony e, assim, as vendas deslancharam.

Xbox One S
Xbox One S

Por enquanto, o Xbox One original continua sendo comercializado em outros países, inclusive no Brasil, mas a tendência é a de que o modelo seja descontinuado progressivamente à medida que a distribuição do Xbox One S e do Xbox One X aumente. A Microsoft não aponta datas, mas já manifestou interesse de trazer o modelo mais sofisticado ao Brasil.

Com informações: The Verge, Kotaku UK

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados