Google e Motorola anunciam Moto X4 com Android puro

O hardware é o mesmo, mas o software é diferente

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

O Moto X4 ainda nem deu as caras no mercado brasileiro, mas já ganhou uma variante desenvolvida em conjunto com o Google. Voltado para o mercado americano, mais especificamente para a operadora Project Fi, o aparelho traz o mesmo hardware que conhecemos, mas faz parte do Android One e entrega “uma experiência pura do Android”.

Por “experiência pura”, entenda que o Moto X4 não possui as inúmeras pequenas modificações de software da Motorola, como o Moto Tela, que mostra prévias de notificações com o aparelho em standby; o suporte aos gestos no leitor de impressões digitais; ou o Moto Ações, que permite girar para abrir o aplicativo de câmera ou agitar o aparelho para ligar a lanterna, por exemplo.

Obviamente, o Moto X4 do Android One não possui a Alexa; ainda não sabemos o que acontecerá com a versão brasileira, já que a assistente pessoal da Amazon não entende português. Até mesmo o Moto Voz, que funciona por meio dos comandos “me mostre”, foi removido. A única opção disponível no smartphone é o Google Assistente.

Até a imagem de divulgação é uma tela com a mensagem de atualização do Android (!)

Além disso, como estamos falando de um aparelho feito em parceria com o Google, que roda Android puro e faz parte do Android One, as atualizações de software deverão ser mais rápidas. Ele chega com Nougat, mas o Android 8.0 Oreo será liberado até o final do ano. O Google informa ao The Verge que o Moto X4 do Android One será um dos primeiros smartphones a receberem o Android P (dá para cobrar depois).

Para refrescar a memória, o Moto X4 é um intermediário com processador octa-core Snapdragon 630, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD), bateria de 3.000 mAh com carregamento rápido e tela IPS de 5,2 polegadas (1920×1080 pixels). A câmera frontal é de 16 megapixels, enquanto a traseira é dupla, com uma lente normal e uma grande angular.

Como o aparelho é voltado para a operadora Project Fi e o Android One ainda não deslanchou por aqui, é difícil acreditar que ele seja comercializado no Brasil — provavelmente receberemos a versão padrão do Moto X4. Nos Estados Unidos, o smartphone será vendido por US$ 399.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados