A Canonical desistiu do Ubuntu para smartphones, mas a comunidade ainda não. E um grupo de desenvolvedores do UBports, responsável por continuar o projeto, está trabalhando para rodar aplicativos de Android nos Ubuntu Phones.

O Ubuntu Touch desenvolvido pelo UBports tem suporte limitado: ele funciona nos smartphones OnePlus One, Fairphone 2 e LG Nexus 5, além de um tablet da fabricante espanhola BQ. Ele também foi portado para aparelhos básicos, mas os aplicativos para Android deverão exigir hardwares mais potentes.

Basicamente, o Ubuntu Touch da comunidade ganhou suporte ao Anbox (Android in a Box), uma ferramenta que roda o Android dentro de um container, integrando os serviços com uma distribuição Linux (no caso, o Ubuntu). Isso permite que o aplicativo “seja integrado com o seu sistema operacional como qualquer outra aplicação nativa”. Assim:

Claro, isso não significa que todos os problemas do Ubuntu Touch foram resolvidos: vários aplicativos para Android exigem o Google Play Services, que não vem no Android puro; e fica a dúvida se o desempenho será satisfatório, especialmente nesses aparelhos não tão novos. Mas já é um pingo de esperança para quem realmente gosta do Ubuntu.

Você pode conferir mais detalhes sobre o UBports nesta página.

Com informações: Liliputing.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados