Samsung - GDDR6

Nos próximos meses, muitas placas de vídeo vão sair de fábrica com um tipo de memória mais rápida, pelo menos no que depender da Samsung: a companhia iniciou a produção em massa de memórias GDDR6. Mas não pense que elas serão empregadas apenas em unidades gráficas. Os módulos também deverão ser usados em equipamentos para inteligência artificial e até sistemas automotivos.

É óbvio que, para isso, as memórias GDDR6 precisam ter mais desempenho que os atuais módulos GDDR5 ou GDDR5X. A Samsung explica que a nova memória é baseada em um processo de fabricação de 10 nanômetros (contra 20 nanômetros da tecnologia atual) e vem com densidade por chip de 16 gigabits (ou seja, 2 gigabytes).

Os chips GDDR6 da Samsung vão funcionar à velocidade de 18 Gb/s (gigabits por segundo) por pino — o dobro das memórias GDDR5 atuais —, podendo fazer a unidade alcançar largura de banda de até 72 gigabytes por segundo. O consumo de energia será até 35% menor que a geração anterior graças a um circuito que permite que a memória opere com 1,35 V em vez de 1,55 V.

Não está claro quando as primeiras placas baseadas nas novas memórias GDDR6 chegarão ao mercado, mas como a Samsung já iniciou a produção em massa, é bastante provável que tenhamos alguma coisa já neste semestre.

Vale destacar que a companhia não está sozinha na fabricação de chips GDDR6, mas, até agora, é a única a conseguir densidade de 16 gigabits.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados