Samsung anuncia primeira memória GDDR6 que transmite dados a 24 Gb/s
Dependendo das especificações, uma placa de vídeo com a nova memória GDDR6 será capaz de transferir até 1,1 TB de dados por segundo
Dependendo das especificações, uma placa de vídeo com a nova memória GDDR6 será capaz de transferir até 1,1 TB de dados por segundo
Via de regra, quanto mais memória uma placa de vídeo tem, melhor é o seu desempenho com jogos e outras atividades. Mas o tipo de memória também importa. Não é por acaso que a Samsung anunciou, nesta quinta-feira (14), um módulo GDDR6 capaz de operar com taxa de transferência de dados de até 24 Gb/s (gigabits por segundo).
A companhia desenvolveu a novidade para um segmento muito específico: a próxima geração de placas de vídeo. Nas palavras da própria Samsung, o novo módulo GDDR6 é 30% mais rápido que a geração atual, cuja taxa máxima é de 18 Gb/s (um número que também é impressionante).
É claro que o foco desse tipo de produto são placas gráficas de alto desempenho. Mas a empresa garante que o novo módulo é totalmente compatível com as especificações da JEDEC (entidade que estabelece padrões para a indústria de microeletrônica). Isso significa que o módulo pode funcionar em conjunto com diversas categorias de GPU.
Em outras palavras, não é só o segmento de jogos que poderá ser beneficiado por esse tipo de tecnologia. Aplicações profissionais também. Pelo menos é o que Daniel Lee, executivo da área de memórias da Samsung, dá a entender:
A explosão de dados que agora está sendo favorecida pela inteligência artificial e pelo metaverso está aumentando a demanda por mais recursos gráficos capazes de processar grandes volumes de dados simultaneamente, com velocidades extremamente altas.
Infelizmente, a Samsung não revelou todos os detalhes técnicos de seu novo módulo GDDR6. Informações sobre latência, por exemplo, ainda são desconhecidas.
A companhia contou apenas que combinou um “design de circuito inovador” com um material do tipo HKMG (High-K Metal Gate). Essa tecnologia oferece isolamento de alta eficácia, razão pela qual diminui o vazamento de corrente.
Não estamos falando de uma abordagem inédita. A Samsung usa HKMG em memórias GDDR6 pelo menos desde 2018. De todo modo, esse é um dos fatores que permitem ao módulo operar com taxas de transferência de dados tão elevadas.
Mas a parte mais interessante do anúncio da Samsung é esta:
Quando integrada a uma placa de vídeo premium, a [nova] memória GDDR6 pode transferir até 1,1 terabyte (TB) de dados, ou cerca de 275 filmes em full HD, em apenas um segundo.
Note, porém, que essa é uma estimativa para uma placa de vídeo de alto desempenho. Vários fatores precisam ser considerados nesse tipo de cálculo, como o padrão de barramento de memória.
Na prática, tudo isso indica que uma placa de vídeo pode ter um bom incremento de desempenho com esse tipo de memória. Mas, sim, o consumo aumentado de energia pode ser um efeito colateral. A Samsung esclarece, porém, que também produzirá memórias GDDR6 de 20 Gb/s e 16 Gb/s para notebooks otimizadas para uma boa eficiência energética.
Os novos módulos GDDR6 já estão sendo disponibilizados a clientes da Samsung para testes. Mas a chegada da tecnologia ao mercado dependerá das novas gerações de chips gráficos, como já ficou claro.
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}