O que é uma memória RAM virtual?
Saiba o que é uma memória RAM virtual; conheça também quais as diferenças para a RAM física e suas vantagens e desvantagens
A memória RAM é uma peça importante em qualquer computador. Mas quando esse componente está sobrecarregado, entra em ação outro tipo de memória: a virtual, que ajuda a manter o desempenho do sistema. Abaixo, vou te explicar o que é uma memória RAM virtual e quais as diferenças para a memória física.

De maneira resumida, a memória virtual é uma forma do sistema entregar mais RAM do que ele realmente tem. Parece confuso, mas vou explicar melhor a seguir. Para gerenciar essa tecnologia, o sistema utiliza o “Virtual Memory Manager”, que aloca os endereços virtuais que pertencem a um processo em execução na memória RAM para o disco rígido do computador. Isso garante que cada programa tenha memória suficiente para rodar com eficiência e não invada outros processos.
Todos os sistemas operacionais têm um limite de RAM que pode ser instalado, mas a memória virtual “quebra” essas limitações. Além disso, a utilização desse tipo de memória não traz custos adicionais, pois ela utiliza o espaço existente no próprio computador. Na verdade, esse é o principal motivo para a memória virtual ter sido criada: alto custo da RAM física.
Quais as diferenças entre a memória RAM física e virtual?
A memória RAM física é ligada diretamente a CPU. As instruções dadas por ela chegam no “cérebro” do computador e este as executa em seguida, direcionando o espaço necessário conforme a demanda do sistema.
Já a memória virtual, como o próprio nome sugere, é apenas virtual. Ou seja, não existe uma peça dentro do PC. Esse tipo de memória entra em ação quando a RAM física está com pouca capacidade. Nesses casos, o sistema operacional “rouba” uma parte do disco rígido para atuar como RAM.

Além disso, ambas trabalham com um processo de alocação diferente. Na memória física, as informações são alocadas de maneira linear e os comandos são executados um após o outro, enquanto que a virtual utiliza um sistema de paginação, no qual programas com tamanhos fixos são colocados no disco rígido, sendo esse um processo menos eficiente.
Outra diferença básica é que a memória RAM física sempre será limitada ao seu tamanho. Portanto, se você instalar um pente de 8 GB, ele continuará com essa capacidade indefinitivamente. Mas se levarmos em consideração que a memória virtual é limitada apenas ao tamanho do disco rígido, o espaço oferecido por ela é bem maior.
Vantagens e desvantagens da memória RAM virtual
Nem tudo são flores. Apesar da memória virtual parecer interessante, especialmente porque você não precisar ter gastos adicionais, ela não é recomendada para PCs que necessitam de um alto desempenho. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens dessa tecnologia:
Vantagens
- É uma maneira econômica de aumentar a memória RAM;
- Permite que mais programas sejam executados ao mesmo tempo;
- Permite que programas mais pesados sejam executados em computadores que não possuem RAM física suficiente;
- Aumenta a memória de um PC que já tem uma quantidade máxima de RAM instalada.
Desvantagens
- O desempenho não é igual ao da RAM física;
- Existe uma grande possibilidade de diminuição do desempenho geral do sistema;
- Dependendo do uso, consome grande espaço de armazenamento;
- A velocidade de leitura/gravação de um disco rígido é menor que a de uma RAM física.
Vale a pena?
A memória virtual é uma alternativa interessante para quem não quer gastar com uma RAM física, mas como expliquei acima, ela tem seus prós e contras, sendo a principal desvantagem a redução de desempenho. Por isso, se você quer ter em mãos um PC potente, aconselho que invista na peça física e utilize a virtual apenas quando for realmente necessário.
Pronto, agora você já sabe o que é uma memória RAM virtual, como funciona, quais as diferenças para a RAM física e suas vantagens e desvantagens. Curiosamente, essa tecnologia começou a ser implementada em smartphones. A Xiaomi, por exemplo, chegou a expandir a lista de aparelhos compatíveis.