O que é uma memória RAM virtual?

Saiba o que é uma memória RAM virtual; conheça também quais as diferenças para a RAM física e suas vantagens e desvantagens

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pente de memória RAM (Imagem: Liam Briese/Unsplash)
Pente de memória RAM (Imagem: Liam Briese/Unsplash)

A memória RAM é uma peça importante em qualquer computador. Mas quando esse componente está sobrecarregado, entra em ação outro tipo de memória: a virtual, que ajuda a manter o desempenho do sistema. Abaixo, vou te explicar o que é uma memória RAM virtual e quais as diferenças para a memória física.

De maneira resumida, a memória virtual é uma forma do sistema entregar mais RAM do que ele realmente tem. Parece confuso, mas vou explicar melhor a seguir. Para gerenciar essa tecnologia, o sistema utiliza o “Virtual Memory Manager”, que aloca os endereços virtuais que pertencem a um processo em execução na memória RAM para o disco rígido do computador. Isso garante que cada programa tenha memória suficiente para rodar com eficiência e não invada outros processos. 

Todos os sistemas operacionais têm um limite de RAM que pode ser instalado, mas a memória virtual “quebra” essas limitações. Além disso, a utilização desse tipo de memória não traz custos adicionais, pois ela utiliza o espaço existente no próprio computador. Na verdade, esse é o principal motivo para a memória virtual ter sido criada: alto custo da RAM física. 

Quais as diferenças entre a memória RAM física e virtual?

A memória RAM física é ligada diretamente a CPU. As instruções dadas por ela chegam no “cérebro” do computador e este as executa em seguida, direcionando o espaço necessário conforme a demanda do sistema.

Já a memória virtual, como o próprio nome sugere, é apenas virtual. Ou seja, não existe uma peça dentro do PC. Esse tipo de memória entra em ação quando a RAM física está com pouca capacidade. Nesses casos, o sistema operacional “rouba” uma parte do disco rígido para atuar como RAM.

Há diferenças entre a memória RAM física e virtual (Imagem: Heliberto Arias/Unsplash)
Há diferenças entre a memória RAM física e virtual (Imagem: Heliberto Arias/Unsplash)

Além disso, ambas trabalham com um processo de alocação diferente. Na memória física, as informações são alocadas de maneira linear e os comandos são executados um após o outro, enquanto que a virtual utiliza um sistema de paginação, no qual programas com tamanhos fixos são colocados no disco rígido, sendo esse um processo menos eficiente.

Outra diferença básica é que a memória RAM física sempre será limitada ao seu tamanho. Portanto, se você instalar um pente de 8 GB, ele continuará com essa capacidade indefinitivamente. Mas se levarmos em consideração que a memória virtual é limitada apenas ao tamanho do disco rígido, o espaço oferecido por ela é bem maior.

Vantagens e desvantagens da memória RAM virtual

Nem tudo são flores. Apesar da memória virtual parecer interessante, especialmente porque você não precisar ter gastos adicionais, ela não é recomendada para PCs que necessitam de um alto desempenho. Confira abaixo as principais vantagens e desvantagens dessa tecnologia:

Vantagens

  • É uma maneira econômica de aumentar a memória RAM;
  • Permite que mais programas sejam executados ao mesmo tempo;
  • Permite que programas mais pesados sejam executados em computadores que não possuem RAM física suficiente;
  • Aumenta a memória de um PC que já tem uma quantidade máxima de RAM instalada.

Desvantagens

  • O desempenho não é igual ao da RAM física;
  • Existe uma grande possibilidade de diminuição do desempenho geral do sistema;
  • Dependendo do uso, consome grande espaço de armazenamento;
  • A velocidade de leitura/gravação de um disco rígido é menor que a de uma RAM física.

Vale a pena?

A memória virtual é uma alternativa interessante para quem não quer gastar com uma RAM física, mas como expliquei acima, ela tem seus prós e contras, sendo a principal desvantagem a redução de desempenho. Por isso, se você quer ter em mãos um PC potente, aconselho que invista na peça física e utilize a virtual apenas quando for realmente necessário.

Pronto, agora você já sabe o que é uma memória RAM virtual, como funciona, quais as diferenças para a RAM física e suas vantagens e desvantagens. Curiosamente, essa tecnologia começou a ser implementada em smartphones. A Xiaomi, por exemplo, chegou a expandir a lista de aparelhos compatíveis.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Memória RAM na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados