O que é uma memória flash?

Saiba o que é uma memória flash; tecnologia presente em eletrônicos para permitir o armazenamento de dados de forma prática

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Memória Flash
Há tipos diferentes de Memória Flash (Imagem: Unsplash / Jeremy Zero)

A necessidade de memória é uma constante no atual século. Bilhares de pessoas utilizam de alguma forma para armazenar dados que vão desde coisas pequenas como fotos e músicas a conteúdos gigantescos como códigos-fonte ou programas inteiros. Neste artigo você vai descobrir o que é uma memória flash.

O que é memória flash?

Em suma, a memória flash é uma tecnologia de armazenamento de dados que usa uma memória não volátil. Isso quer dizer que nada é perdido quando é desligado, além de não exigir partes móveis ou uso excessivo de energia para funcionar. Esse tipo de memória retém dados por um longo período de tempo. Por ter uma gama expressiva de diferentes tamanhos, isso a faz ser bastante utilizada tanto entre o consumidor comum quanto empresas de grande porte.

Ao usar chips de memória flash tanto para gravar quanto para ler dados, o tempo de resposta é bem curto. A tecnologia de armazenamento sólido faz com que uma latência de microssegundo seja a base de sua velocidade, ainda mais em comparação com outros formatos como discos rígidos com componentes móveis.

Como dito acima, a principal diferença entre a memória flash e outras tecnologias como RAM e DRAM é o fato dela ser não volátil. Sendo assim, quando uma tecnologia de armazenamento de dados é volátil, ela perde seus dados com a ausência de energia. Nesse caso, a praticidade da memória flash é bastante conveniente. Por outro lado, há uma limitação na quantidade de vezes que informações podem ser gravadas, apagadas e substituídas com essa tecnologia.

Onde encontrar?

Por estar presente por mais de três décadas, essa tecnologia de armazenamento está inserida em diversos formatos. É comum encontrá-la em cartões de memória, pen drives USB, celulares, consoles de videogame, câmera digitais, entre outros. O SSD (Solid State Drive ou unidade em estado sólido) tem a memória flash como seu principal componente.

É normal ter algum item em casa que utiliza-se dessa tecnologia. Se costuma guardar fotos, vídeos ou outros dados, é provável que esteja usufruindo de uma memória flash. Desta forma, o armazenamento ficará seguro por mais tempo.

Com informações: IBM.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Memória Flash na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados