Twitter bloqueou usuários temporariamente durante esforço para remover bots

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Twitter

De vez em quando, o Twitter faz uma limpeza nos bots, contas automatizadas que não estão vinculadas a um usuário real. Eles são usados para inflar números de seguidores, e também para disseminar informações falsas.

Desta vez, a limpeza foi mais agressiva. Centenas de pessoas foram temporariamente bloqueadas nesta terça-feira (20), e precisaram verificar um número de telefone para continuarem na rede.

Isso inspirou a hashtag #TwitterLockout. Várias contas legítimas foram temporariamente bloqueadas, e era preciso verificar um número de telefone para desbloqueá-las — tática usada por outras redes sociais, não só o Twitter.

Um porta-voz do Twitter diz ao Engadget: “agimos de forma proativa em contas que se comportam de forma semelhante a spam, inclusive solicitando detalhes adicionais, como pedir aos proprietários da conta que confirmem um número de telefone”.

O Twitter suspende contas “que indicam atividade inorgânica, automatizada ou comportamento abusivo”. Em janeiro, a rede social fez uma limpeza após o New York Times revelar que celebridades estavam comprando seguidores falsos da Devumi.

Apparently Twitter likes working in the dark (did this late at night) Many are unaware that twitter locked 🔒 accounts thinking we were bots
Anyway, I know who I am but Twitter has messed with my followers Please be patient as we try to reconnect #TwitterLockOut pic.twitter.com/dbohXnlcae

— 🦅 Eagle Wings 🦅 (@CRRJA5) February 21, 2018

Usuários alinhados à direita e defensores do presidente Donald Trump acusam o Twitter de mirar em contas conservadoras. Bill Mitchell diz ter perdido 4 mil seguidores, mas já recuperou 1,2 mil. Paul Joseph Watson perdeu “milhares” de seguidores, porém recuperou quase todos.

Alguns especulam, no entanto, que o Twitter fez uma remoção em massa de bots ligados à Rússia. Os EUA estão investigando campanhas feitas em redes sociais para interferir nas eleições. “A Internet Research Agency LLC é uma organização russa envolvida em operações para interferir em eleições e processos políticos”, diz o governo americano.

“As ferramentas do Twitter são apolíticas e aplicamos nossas regras sem viés político”, diz a empresa em comunicado.

Com informações: Engadget.

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados