Caterpillar S61 é um smartphone robusto com câmera térmica

E com medidor de distâncias por laser

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 1 semana

A Caterpillar é conhecida por seus tratores e escavadeiras, e colocou sua marca em smartphones bem robustos com câmera térmica. O modelo mais recente se chama Cat S61; confira os detalhes.

O S61 possui tela Full-HD de 5,2 polegadas que funciona com luvas ou dedos molhados. Ele tem processador Snapdragon 630, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento expansível via microSD.

A câmera traseira de 16 megapixels pode gravar vídeo 4K; enquanto a câmera frontal tem 8 MP. A bateria é de 4.500 mAh. Felizmente, o aparelho roda Android 8.0 Oreo, com atualização garantida para o Android P.

O destaque do S61 está em sua resistência. Ele tem proteção IP68 contra água e poeira, e pode ficar submerso a três metros de profundidade por até uma hora.

Além disso, ele possui uma estrutura reforçada com alumínio que atende o padrão MIL Spec 810G, suportando quedas de até 1,8 m em superfícies de concreto, e choques térmicos entre -30°C e 65°C.

Este smartphone também traz melhorias na câmera térmica da FLIR. Ela detecta uma faixa de temperatura maior, que agora vai de -20°C a 400°C. E ela consegue sobrepor as imagens térmicas no vídeo capturado pela câmera traseira tradicional em resolução HD. (O Cat S60 conseguia fazer isso, mas em resolução 640 x 480.)

O S61 permite transmitir vídeo térmico ao vivo. A ideia é que um funcionário consiga exibir para um colega de trabalho, de forma instantânea, o que ele está gravando. Isso pode ser útil ao analisar uma caixa de fusíveis, ou ao procurar vazamentos — coisas que uma câmera comum é incapaz de fazer.

O S61 também possui um detector de composto orgânico volátil (VOC), feito pela Sensirion, para medir a qualidade do ar a cada 30 segundos. Além disso, temos aqui um sistema de medição com lasers que pode medir distâncias de até 10 m automaticamente.

Vale notar que este aparelho não é feito pela Caterpillar, e sim pela empresa britânica Bullitt Group, que também é responsável pelos smartphones da Kodak.

O Cat S61 será lançado no segundo trimestre por € 899, o equivalente a R$ 3.600.

Com informações: Caterpillar, The Verge, Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados