Apagão atinge 13 estados após falha em linha de transmissão

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 semanas
Foto por Thomas Hawk/Flickr

Faltou luz onde você está agora? Este não é um caso isolado. Um apagão atingiu 13 estados do Norte e Nordeste desde as 15h50, devido a falhas em uma linha de transmissão de Belo Monte.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) diz em comunicado que “uma perturbação” na rede nacional de distribuição de energia, chamada SIN (Sistema Interligado Nacional), causou o desligamento de 18 mil megawatts (MW) principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

O apagão nessas regiões ainda precisa ser resolvido. Alguns locais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste também foram afetados, passando por um desligamento total de 4.200 MW, mas o problema foi resolvido graças ao Esquema Regional de Alívio de Carga.

Segundo o Estadão, a queda de energia ocorreu devido a uma falha na linha de transmissão de Belo Monte, que está conectada ao SIN. Ela entrou em atividade no final do ano passado, e apresentou problemas nos últimos meses.

A linha de transmissão custou cerca de R$ 5 bilhões e tem 2,1 mil quilômetros de extensão, começando próxima à hidrelétrica de Belo Monte e cruzando 65 municípios de quatro estados (Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais).

O ONS mostra a geração de energia no Brasil em tempo real, e como você pode ver, houve uma queda brusca pouco antes das 16h:

Segundo a Eletrobras, todos os nove estados do Nordeste sofrem com falta de luz nesta quarta-feira (21). Ela diz ao UOL que um “blackout atingiu toda a região”, e que monitora a situação junto ao ONS.

A distribuidora Cosern informa ao G1 que todos os 167 munícipios do Rio Grande do Norte foram afetados. No Maranhão, todas as 217 cidades passaram pelo apagão, segundo a Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Em Sergipe, foram 60 cidades.

Em Pernambuco, o apagão atingiu a capital Recife e outros municípios como Olinda, Caruaru e Petrolina. No Ceará, a capital Fortaleza ficou sem energia, assim como as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral.

Há também relatos de falta de energia em estados da região Norte, incluindo Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins.

Atualizado às 17h46

Receba mais sobre energia elétrica na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados