Facebook vai financiar pesquisas sobre o impacto das redes sociais em eleições

Inclusive no Brasil

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Facebook

A má repercussão por conta do caso Cambridge Analytica obrigou o Facebook a tomar algumas atitudes. Além de anunciar mudanças para aumentar a privacidade dos usuários, a empresa passará a contribuir para estudos que analisem seu papel na sociedade.

Para isso, o Facebook terá um programa de financiamento de pesquisas sobre o impacto das redes sociais em temas como as eleições. Isso inclui as eleições presidenciais previstas para esse ano no Brasil, na Índia e no México; além da votação para o congresso dos Estados Unidos.

A empresa afirmou que criou o projeto por entender que as mesmas ferramentas “que ajudam os políticos a se conectarem com seus eleitores também podem ser mal utilizadas para manipular e enganar”.

Financiado por instituições privadas, o programa será comandado por acadêmicos que poderão definir a agenda de pesquisa e os pesquisadores que receberão verbas.

Os pesquisadores terão acesso a conjuntos de dados protegidos da rede social. Para evitar um novo escândalo com uma nova Cambridge Analytica, o Facebook estabelecerá algumas barreiras para liberar essas informações.

Qualquer proposta será revisada por um comitê de ética acadêmica, e também pela equipe de privacidade e pesquisa do Facebook. Além disso, eles permanecerão na rede de servidores da empresa, e estarão sujeitos a auditorias contínuas. “Essas revisões ajudarão a garantir que o Facebook atue de acordo com suas obrigações legais e éticas com as pessoas que usam nossos serviços”, diz a empresa em comunicado.

Depois de aprovadas, as pesquisas serão acompanhadas pelo comitê, que deverá se certificar de que apenas os dados permitidos estão sendo usados. O Facebook não poderá revisar ou aprovar nenhuma pesquisa antes de sua publicação.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados