ARKit 2 leva multiplayer para realidade aumentada no iOS 12 e usdz

Objetivo é levar objetos em AR a todo o ecossistema de aplicativos da Apple para iOS

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 11 meses
ARkit2, da Apple, levar realidade aumentada ao iOS

Durante a WWDC 18, a Apple mostrou aplicações do ARKit 2, que permite que os desenvolvedores criem aplicativos de realidade aumentada (AR) mais inovadores e divertidos, incluindo jogos, aplicações para o e-commerce e outros apetrechos virtuais.

O ARKit 2 é a versão mais nova do ARKit, o framework que a Apple anunciou na WWDC do ano passado (em 2017), focado em realidade aumentada (AR), para o iOS. O primeiro ARKit instantaneamente transformou centenas de milhões de iPhones e iPads em smartphones compatíveis com AR, já que os usuários podiam, de repente, sobrepor ambientes com objetos digitais ao mundo real — usando os aplicativos certos, é claro.

Mas, como isso vai funcionar? A plataforma da Apple permite aos desenvolvedores integrar experiências mundo físico e virtual, criar experiências compartilhadas de AR vinculadas a um local específico e trabalhar com detecção de objetos e rastreamento de imagens. Para dar o start, a Apple lançou o Measure, um app que usa realidade aumentada para aposentar a fita métrica e reconhecer medidas de objetos reais.

Outra novidade é um novo formato de arquivo que trabalha junto com o iOS 12. O USDZ foi projetado junto com a Pixar para levar objetos em AR aos aplicativos da Apple.

O que a Apple quer com AR? Entenda como isso vai funcionar no iPhone e no iPad.

Experiências compartilhadas

As experiências compartilhadas são de longe o recurso mais divertido. Isso significa que duas ou mais pessoas podem ver e interagir com o mesmo jogo de realidade aumentada usando dispositivos diferentes (cada um com o seu) ao mesmo tempo.

ARKIT Apple Realidade Aumentada

Além da experiência de entretenimento, com jogos, a Apple sugere que os seus usuários podem colaborar, por exemplo, em projetos como reformas e decoração de residências com o mesmo recurso. Os desenvolvedores também podem adicionar um modo de espectador, dando aos amigos e familiares vista privilegiada em outro aparelho. É como se fosse um jogo com multiplayer em realidade aumentada.

Pode parecer bobo, mas experiências compartilhadas são um adendo importante ao ARKit por que significa que AR no iPhone e no iPad não é mais uma experiência solitária.

Rastreamento persistente

O rastreamento persistente também mudará a maneira como interagimos com os aplicativos de RA, criando oportunidades para deixar objetos virtuais no mundo real esperando por você. A melhor definição que a Apple dá é começar um quebra-cabeça em uma mesa e voltar para terminá-lo mais tarde no mesmo estado ou criar um projeto de arte ao longo de algumas semanas sem começar de novo a cada vez que reiniciar.

O ARKit 2 também melhora o suporte para detecção e rastreamento de imagens, permitindo, por exemplo, a detecção de objetos 3D como brinquedos ou esculturas. A melhor demonstração atual deste é o aplicativo Measure que revela os poderes aprimorados de detecção de objetos: rastrear e fazer medições precisas de itens como malas, caixas e até mesmo as dimensões de uma foto, apenas arrastando seus dedos.

QuickLook e usdz

ARkit2: arquivo USDZ cria objetos 3D

Finalmente, o iOS 12 facilita a experiência de AR em praticamente qualquer lugar no iOS — incluindo apps de terceiros. Em colaboração com a Pixar, a Apple lançou novo formato de arquivo, o usdz, otimizado para compartilhamento em aplicativos como Messages, Safari, Mail, Files e News, com recursos gráficos e de animação. Usando o usdz, o Quick Look for AR também permite que os usuários coloquem objetos 3D no mundo real para ver como algo funcionaria em um espaço. A ideia é perfeita para acessórios de moda, objetos de decoração e brinquedos vendidos no e-commerce.

O novo formato é chamado Universal Scene Description (usdz). A Adobe também planeja oferecer suporte ao usdz nos aplicativos e serviços da Adobe Creative Cloud. Designers poderão criar conteúdo AR no Photoshop CC e no Dimension CC, e converter suas criações em usdz que podem ser consumidos de forma nativa em aparelhos iOS.

Adobe USDZ Photoshop

Com o usdz, as imagens em realidade aumentada podem ser enviadas por meio de mensagens ou e-mails, e depois visualizadas em um telefone ou tablet “no mundo real”.

Meu iPhone ou iPad é compatível com AR?

O ARKit 2 e o usdz fazem parte do developer preview do iOS 12, disponível para membros do Apple Developer Program. O suporte a ARKit 2 e usdz estará disponível em breve aos usuários como parte de uma atualização de software gratuita e mais robusta a partir do iPhone 6s, todos os modelos de iPad Pro, e iPads de 5ª e 6ª geração.

 

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados