Apple anuncia iOS 12, macOS Mojave e tvOS 12; veja resumo da WWDC 2018

iPhone/iPad/iPod touch, Mac, Apple TV e Apple Watch ganharão novos recursos depois dessa conferência para desenvolvedores

Jean Prado
Por
• Atualizado há 11 meses

A Apple abriu nesta segunda-feira (4) a keynote WWDC apresentando o iOS 12, macOS 10.14 Mojave, watchOS 5 e tvOS 12. No geral, nenhuma novidade se destacou muito: a empresa apresentou pequenas otimizações e novas integrações em seus sistemas.

Você já pode testar o beta público do iOS 12

Além disso, alguns rumores não se concretizaram: muitos diziam que a Apple apresentaria um novo iPad Pro ou um iPhone SE 2, mas a empresa foi enfática logo no começo da conferência: “hoje só apresentaremos atualizações de software”. Olha só o que rolou:

Resumo da WWDC 2018 para preguiçosos

Tem pouco tempo? Tudo bem, aqui vai um resumão para você ler em 1 minuto:

  • iOS 12: deve apresentar o dobro de desempenho em algumas ações até em iPhones antigos, ajuda você a usar menos o celular, ganhou novos aplicativos e a Siri está tentando ficar mais útil;
  • macOS 10.14 Mojave: ganhou alguns apps do iOS, suporte a modo noturno, teve a Mac App Store redesenhada, se integra melhor com o iPhone e o Safari traz mais privacidade;
  • watchOS 5: incentiva você a fazer mais exercícios e desafiar seus amigos e ganhou um app de walkie talkie;
  • tvOS 12: agora suporta Dolby Atmos para som mais imersivo e tem um descanso de tela da Terra;

iOS 12: otimizações e melhor desempenho

O iOS 12, como esperado, tem um foco em melhorar o desempenho dos iPhones antigos (e atuais). No iPhone 6 Plus — lançado em 2014 — os apps abrem até 40% mais rápido que no iOS 11, segundo a Apple. Além disso, o teclado aparece até 50% mais rápido; e a câmera, até 70%.

Em todos os iPhones, tudo ficou mais rápido, incluindo abrir apps ou a interface de compartilhamento. Para ajudar nessa tarefa, a Apple disse que a nova versão agora aumenta o desempenho do processador logo antes de precisar, e não depois que a demanda já foi feita.

A nova versão finalmente agrupa notificações. Além disso, a Apple anunciou recursos para quem quer reduzir o uso do smartphone. O Não Perturbe agora impede que você receba muitas informações de notificações no meio da noite ou logo quando acordar.

Também é possível limitar a notificação para o centro de notificações, impedindo que ela acenda a tela de bloqueio. Há uma nova área no sistema que mostra sua atividade semanal, detalhando por quanto tempo você usou os aplicativos, quantas vezes por dia tirou o celular do bolso e quais os apps que mais enviam notificação.

Se você estiver acessando demais o Instagram, por exemplo, conseguirá limitar seu próprio uso do app pelo tempo que quiser; a Apple manda uma notificação quando for hora de parar e bloqueia o app. Você conseguirá usar mais do que o estipulado caso precise, mas a Apple continuará te lembrando que você excedeu o tempo, tipo a Ana Paula Padrão no MasterChef.

A Siri recebeu o recurso Atalhos para executar ações pré-determinadas no sistema. Você pode gravar a frase “me ajude a relaxar” para abrir o seu aplicativo de meditação favorito, e a Siri pode começar a sugerir essa ação se você faz isso em um mesmo local ou horário todos os dias.

Existe até um Editor de Atalhos, para que você possa criar rotinas manualmente. Por exemplo, se você estiver saindo do trabalho, pode mandar uma mensagem para seu parceiro; ligar as luzes; abrir o app de rádio; e ativar as instruções curva-a-curva do Mapas.

Os Animojis agora conseguem detectar a sua língua. A Apple também apresentou o Memoji, um recurso dentro do app de Mensagens que cria um animoji personalizado do seu rosto. Ambos também podem ser usados no FaceTime, que agora aceita chamadas em grupo de até 32 pessoas (!).

Alguns aplicativos ganharam novidades, como o de Fotos, Apple News, Gravador, Apple Books (antigo iBooks) e até o Bolsa, que foi completamente redesenhado. Por fim, o ARKit, plataforma de realidade aumentada, foi atualizado com melhorias no rastreamento facial e detecção de objetos 3D.

Por enquanto, o sistema ficará em beta até meados de setembro, quando deve ser lançado para o público final. O iOS 12 será compatível com todos os dispositivos que são compatíveis com o iOS 11. Veja a lista.

Confira mais detalhes: As melhores novidades do iOS 12

macOS 10.14 Mojave: mais apps e modo noturno

A principal novidade no macOS 10.14 Mojave é que ele roda alguns aplicativos do iOS, como o Apple News, Casa, Gravador e Bolsa. Esses novos aplicativos anunciados para Mac vieram do iPhone e precisaram de adaptações bem pequenas para rodar no Mac. Segundo a Apple, os desenvolvedores vão poder fazer a mesma coisa em 2019, o que deve aumentar o acervo da Mac App Store.

Outra boa notícia é que a Mac App Store foi completamente refeita e agora se parece mais com a loja do iPhone. Ela tem uma aba de Descobrir, que mostra indicações de aplicativos, além das abas de Criar, Trabalhar, Jogar, Desenvolver, que mostram apps que se encaixam nessas categorias. Outras seções podem ser vistas na aba de Categorias.

O macOS 10.14 também tem um modo noturno mais completo, que afeta inclusive os apps do sistema, não só a barra superior. Dessa forma, o Finder, app de Calendário, Email, Xcode, entre outros, aparecerão em tons de cinza escuro.

A empresa também apresentou novidades ao recurso de Continuidade, que integra seus produtos. Agora, o usuário poderá abrir a câmera do iPhone a partir do Mac para tirar uma foto ou escanear documentos. Esses arquivos serão transferidos diretamente para o Mac no app de origem.

No Safari, agora há uma opção de impedir que áreas de comentários ou botões de compartilhamento rasteiem a sua navegação, quando incorporados a partir de uma rede social. Além disso, o navegador vai criar uma impressão digital que entrega muito menos do seu dispositivo, impedindo que serviços de anúncio de terceiros consigam identificar quem você é.

Como de praxe, o macOS 10.14 Mojave que foi anunciado hoje só deve estar disponível em setembro ou outubro. Até lá, a Apple disponibiliza versões beta para seus usuários testarem e enviarem feedback.

Confira mais detalhes: macOS Mojave ganha alguns apps do iOS, modo noturno e mais privacidade

watchOS 5: pratique mais exercícios

O novo sistema para o Apple Watch vem com diversos recursos para te estimular a ser mais saudável. Ele apela para a competitividade social, em que você pode desafiar amigos para completar o anel de atividades físicas durante uma semana.

Ele também ganhou os Atalhos da Siri e as notificações grupadas do iOS 12. Além disso, o sistema tem recurso de walkie talkie para se comunicar com os amigos, é capaz de ver PDFs e artigos no Modo Leitura na internet e suporta o app de Podcasts.

Para desenvolvedores, o watchOS 5 está disponível a partir desta segunda-feira (4). Os usuários deverão receber a versão final do sistema a partir de setembro para o Apple Watch Series 1 e superiores.

Confira mais detalhes: Apple apresenta watchOS 5 com foco na saúde dos usuários

tvOS 12 (Apple TV)

Por fim, a Apple TV 4K agora suporta a tecnologia Dolby Atmos, que traz um som mais imersivo. Como a Apple TV já era compatível com o Dolby Vision, ela passa a ser o único dispositivo de streaming que suporta as duas tecnologias.

O dispositivo também deixa de exigir o login em aplicativos. Ele reconhecerá que você está usando sua rede de internet e dará acesso a todos os aplicativos, sem pedir nenhuma senha. O novo sistema também traz um novo descanso de tela da Terra filmado a partir da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O que mais chamou sua atenção?

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados