Apple prepara headset de realidade virtual com recursos de AR
Dispositivo foi apelidado de “Mac Pro dos dispositivos VR” por causa do preço e das especificações de ponta
Dispositivo foi apelidado de “Mac Pro dos dispositivos VR” por causa do preço e das especificações de ponta
A Apple parece estar desenvolvendo seu primeiro headset de realidade virtual, segundo informações recentes da Bloomberg. Um novo relatório indica que o dispositivo contará com recursos de realidade aumentada limitados, o que é um pouco inusitado, já que o CEO Tim Cook já afirmou diversas vezes que tem maior interesse em AR.
Para quem não está familiarizado com os conceitos, vamos às definições mais básicas: enquanto a realidade aumentada traz informações digitais para o mundo real, a realidade virtual simula um universo digital e pode inserir o usuário nesse mundo.
Em exemplos bem corriqueiros, jogos como Pokémon Go e os famosos animais que o Google exibe em sua busca são formas de uso de AR. Já simulações de montanha-russa, na qual você está totalmente imerso em uma realidade paralela, são formas de aplicação de VR.
Você pode mergulhar mais no assunto em nosso artigo completo.
Se as informações da Bloomberg forem confirmadas, é provável que a Apple use o dispositivo de VR como uma ponte para um próximo gadget com maior foco em realidade aumentada. Ao que parece, o primeiro headset seria um produto de nicho, bastante caro e predecessor de um projeto ainda mais ambicioso.
Os documentos sobre o produto indicam um uso voltado para jogos – o que faz sentido especialmente devido ao Apple Arcade – e reprodução de vídeos, bem como para comunicação. Se lançado, o headset da Apple poderia concorrer com o Oculus e o PlayStation VR, entre outros.
O preço alto (acima da faixa de preço da concorrência que varia de US$ 300 a US$ 900) é realmente um destaque. Não que isso seja uma novidade, vindo da Apple. No entanto, a mídia internacional vem chamando o produto de “Mac Pro de dispositivos VR” – e isso resume bem o que podemos esperar, não somente em custo, como também em especificações.
A Apple pretende incluir alguns de seus chips mais avançados e poderosos no headset, juntamente com telas de resolução muito mais alta do que as dos produtos de realidade virtual existentes. Alguns dos chips testados no dispositivo superaram o desempenho dos processadores M1 Mac da Apple. A empresa também projetou o fone de ouvido com ventilador, algo que a empresa geralmente tenta evitar em produtos móveis — Bloomberg
No mais, não há muitas informações sobre quando a Apple pode lançar o dispositivo oficialmente. Algumas especulações sugerem que pode acontecer já em 2022, mas assim como diversos outros projetos da empresa, pode ser que o headset VR nunca veja a luz do dia.
Com informações: Bloomberg
Leia | Qual a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada?