Apple adia óculos de RV com preço de iPhone e focará somente em headset profissional
Empresa suspendeu indefinitivamente o projeto de óculos de realidade aumentada; Apple agora investirá seus esforços em óculos de realidade mista com preço de MacBook Pro
A Apple suspendeuindefinitivamente o seu projeto de óculos de realidade aumentada (RA) por não conseguir atingir as especificações desejadas. Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa queria produzir um óculos de RA leve, de fácil transporte e uso, com desempenho (e preço) de iPhone e bateria de longa duração. Porém, essas metas não foram atingidas.
Programado para chegar em 2025, agora o Apple Glasses, nome especulado para o produto, não tem data de quando chegará aos consumidores. O headset AR seria a versão mais acessível do óculos de realidade mista que a Apple deverá lançar ainda neste ano de 2023. Este segue firme e forte no plano da empresa.
Apple Glasses, o barato, adiado indefinitivamente
O Apple Glasses e o óculos de realidade mista, que terá um foco em empresas e uso profissional, causam uma certa confusão. Vamos explicar rapidamente as diferenças: o primeiro seria o headset feito para competir com outros produtos para consumidores, como dispositivos VRs usado em jogos.
Já o segundo modelo, que já foi chamado erroneamente de Apple Glasses, é um produto de realidade mista, na qual os elementos virtuais interagem com o ambiente . Este headset de MR continua nos planos da empresa e deve chegar ainda este ano. Inclusive, segundo o mesmo Gurman, já foi apresentado em uma reunião de diretores da Apple.
O Apple Glasses é um projeto ambicioso. Talvez até ambicioso demais para o seu tempo — o que justifica o seu adiamento. A empresa da Maçã queria um produto com o formato do Google Glass, um óculos leve, desempenho de iPhone, bateria de longa duração e não custando mais que o US$ 1.599 do iPhone 14 Pro Max — mesma faixa de preço do Quest Pro.
Headset Apple MR, o caro, firme e forte para o fim do ano
Devido ao seu “precinho”, há rumores de que a Apple desenvolverá um serviço de assinatura do headset MR. Afinal, o seu público-alvo são empresas e profissionais “freelancers”, que não teriam condições de comprar o produto — ou não compensaria.
Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.