iOS 17 deve ter poucas mudanças, e a “culpa” seria do headset VR da Apple

Apple está focada no desenvolvimento de um headset VR com xrOS, que pode ser anunciado em 2023; iOS 17 e iPadOS 17 devem ser apresentados na WWDC

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 3 meses
Ícone do iOS
iOS 17 pode ganhar menos recursos enquanto a Apple foca no xrOS (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Após vários anos de rumores, parece que a Apple vai, enfim, lançar o seu headset para realidade virtual (VR, em inglês) em 2023. Todo o esforço para revelar o novo produto, no entanto, resultou em alguns sacrifícios: de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, o iOS 17 e o iPadOS 17 não vão trazer muitas novidades nesta ocasião.

Os detalhes foram revelados na newsletter Power On.

Na publicação desse domingo (8), Gurman explicou que a Apple está focando no anúncio do seu próximo gadget, que está cotado para ser revelado ainda neste ano.

Esta dedicação para lançar o headset de realidade virtual, por outro lado, impactou o desenvolvimento de outros produtos. O jornalista até chegou a afirmar que a Apple pode ter “menos inovações importantes para apresentar neste ano”.

E é aqui que entra o futuro do sistema operacional para iPhone e iPad: tanto o iOS 17 quanto o iPadOS 17, conhecidos internamente pelo codinome “Dawn”, tendem a trazer um pacote de novidades reduzido em relação às edições anteriores.

O macOS 14, identificado pelos engenheiros como “Sunburst”, também seria impactado pela decisão da Apple.

Gurman, por outro lado, não especificou as novidades previstas para as novas versões do sistema operacional.

As novas versões dos sistemas operacionais devem ser apresentadas na WWDC 2023.

iOS 17 será apresentado na WWDC 2023 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
iOS 17 será apresentado na WWDC 2023 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

xrOS pode ser o novo sistema operacional da Apple

Enquanto isso, a Apple está trabalhando intensamente para estrear o seu novo headset VR, que seria apresentado com o nome comercial Reality Pro.

Espera-se que o produto chegue aos consumidores com o xrOS, sistema operacional também identificado pelo codinome “Borealis”. Por ora, apenas um pequeno grupo de desenvolvedores têm acesso ao software para preparar apps para o dispositivo.

Apesar de não existir muitos detalhes sobre funções do futuro aparelho, as informações reveladas neste fim de semana indicam que o desenvolvimento está avançado.

O que é um alívio, pois essa história já circula pela internet há muitos anos. E já tem criança de colo correndo e chorando porque não aguenta mais essa demora toda.

Apple deve, enfim, lançar o headset VR em 2023 (Imagem: RawPixel/Pixabay)
Apple deve, enfim, lançar o headset VR em 2023 (Imagem: RawPixel/Pixabay)

Headset deve ser anunciado em 2023

Voltemos para 2020. Naquela época, falava-se sobre a entrega de um suposto protótipo do óculos de realidade virtual à Foxconn, empresa que fabrica diversos produtos da Apple.

Depois, em 2021, o analista Ming-Chi Kuo observou que o iPhone 14 Pro teria uma câmera que filma em 8K para ser utilizado com o futuro headset da Apple, indicando a proximidade do lançamento do novo produto. O celular, no entanto, só grava vídeos em até 4K.

Mas a escalada de rumores só aconteceu em 2022. Em maio, por exemplo, o Tecnoblog revelou que a Apple registrou a marca “realityOS” no Brasil. Teve até aposta de recursos, como o escaneamento de íris para biometria.

Gurman voltou à cena em setembro. Na ocasião, ele ressaltou que o headset seria revelado em 2023.

Neste domingo (8), o jornalista da Bloomberg manteve a aposta de lançamento do headset VR para 2023.

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados