A Apple prometeu que os iPhones antigos terão mais desempenho com o iOS 12, que será lançado nos próximos meses, graças a uma mudança na forma como o processador é controlado: ele leva menos tempo para atingir a performance máxima e também reduz a frequência mais rapidamente para economizar bateria. Mas será que isso se comprova na prática? Parece que sim.

O CNET colocou à prova o iPhone 5s, um smartphone lançado em 2013 com iOS 7 que receberá a atualização para o iOS 12. Ele possui tela de 4 polegadas com resolução de 1136×640 pixels, processador dual-core Apple A7 de 1,3 GHz e apenas 1 GB de RAM. O vídeo abaixo mostra uma comparação entre o iOS 11.4 e o iOS 12 beta, e os resultados são animadores:

Chama a atenção como o iPhone 5s, mesmo com o iOS 11.4, ainda possui desempenho bem decente para um celular com cinco anos de vida. Em alguns aplicativos, o ganho é bastante perceptível com o iOS 12: o Safari é 3,5 segundos mais rápido para carregar um site; a câmera surge 0,5 segundo mais rápido a partir da tela de bloqueio; e o teclado é 1 segundo mais rápido (agora multiplique isso pelas inúmeras vezes que ele é acionado).

Nem todas as promessas se verificaram na prática, pelo menos no beta atual. Diz o CNET: “Abrir apps como Safari e Mail foi significativamente mais rápido no iOS 12 beta, mas a diferença em outros, como Tempo e Mapas, dificilmente foi visível (…) Percebemos que a tela de compartilhamento surge muito mais rápida que no iOS 11, mesmo quando nenhum app estava aberto. No entanto, esse resultado nem sempre foi consistente”.

Além disso, em um dos testes, o de tempo de inicialização, o iOS 12 perdeu feio do iOS 11.4: ficou 9 segundos atrás. De qualquer forma, considerando que a versão final só deve chegar daqui a três meses, esperamos que a Apple consiga otimizar todos os pontos que restam (e se redima do iOS 11, que certamente não foi o melhor sistema que a empresa já lançou).

As melhores novidades do iOS 12

iOS 12 beta: veja como baixar e instalar no seu iPhone

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados