Firmware da Samsung confirma os recursos da S Pen do Galaxy Note 9

Caneta do Galaxy Note 9 terá conexão Bluetooth, bateria integrada e recursos de controle remoto

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Galaxy Note 9 e S Pen com Bluetooth

O Galaxy Note 9 será anunciado oficialmente pela Samsung no dia 9 de agosto, durante um evento em Nova York. Enquanto isso não acontece, os detalhes do celular não param de vazar na internet. Desta vez, um firmware confirma quais recursos estarão presentes na S Pen, que terá conexão Bluetooth pela primeira vez.

As novidades foram descobertas pelo XDA Developers, que destrinchou o aplicativo Air Command em um firmware com Android 8.1 Oreo do Galaxy Tab S4, tablet que poderá ser anunciado no mesmo evento. Trechos de código fazem referência a uma S Pen remota e “wireless” (?), além de um desenho da caneta com um ícone de raio, indicando que o acessório poderá mesmo vir com bateria integrada.

S Pen com Bluetooth e bateria

Os códigos indicam que a S Pen com Bluetooth poderá controlar músicas remotamente (como você já faz com seu fone de ouvido), tirar fotos à distância (quando você quiser aparecer em uma foto em grupo e não tiver ninguém para segurar o celular, por exemplo) e executar alguma ação (como abrir um aplicativo específico) ao apertar uma ou duas vezes o botão lateral.

Samsung Galaxy Note 9

O botão lateral da S Pen, inclusive, poderá ser utilizado em mais aplicativos — mas, como o aparelho ainda não foi lançado, não foi possível descobrir quais seriam as integrações disponíveis. Atualmente, o botão serve basicamente para abrir o menu Air Command, que mostra ações para escrever na tela, fazer uma anotação à mão ou capturar uma imagem.

Ainda restam algumas dúvidas sobre o Galaxy Note 9, como a forma de carregamento da caneta, por exemplo (esperamos que seja melhor que a do Apple Pencil). Mas provavelmente não veremos tantos detalhes inéditos no evento oficial: o smartphone e sua caneta com Bluetooth já foram até homologados pela Anatel.

As possíveis especificações do Galaxy Note 9

  • Tela: Super AMOLED de 6,4 polegadas, com laterais curvas e visibilidade melhorada sob a luz do sol;
  • Processador: Snapdragon 845 (Brasil, Coreia do Sul e Estados Unidos); Exynos 9810 (resto do mundo);
  • RAM: 6 GB e 8 GB;
  • Armazenamento: 128 GB, 256 GB e 512 GB, expansível com microSD;
  • Bateria: 4.000 mAh;
  • Câmera traseira: dupla, com estabilização óptica aprimorada, sensor ISOCELL e lente com abertura variável;
  • Sistema operacional: Android 8.1 Oreo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados