O Brasil já tem mais de 73% de todas as cidades com cobertura de redes 4G. O número foi divulgado nesta quarta-feira (1) e deixa claro que a liberação da frequência de 700 MHz foi importante para levar a quarta geração de conexão para mais de 4 mil cidades de todo o país.

Este número foi levantado pela Associação Brasileira de Telecomunicações, que listou 248 novos municípios adicionados apenas nos seis primeiros meses deste ano, somados ao total de 4.071 cidades que agora contam com conexão 4G, o que corresponde a 94% da população brasileira e quase três quartos do número total de municípios brasileiros – segundo o IBGE, são 5.570.

O 4G, LTE lá fora, chegou ao Brasil em 2012 com o objetivo de entregar melhor qualidade de conexão para os jogos da Copa do Mundo e também para as partidas das Olimpíadas. O que facilitou a maior cobertura registrada em 2018 foi a liberação da rede de 700 MHz que antes estava reservada para a TV analógica e também a maior implementação da banda de 1.800 MHz.

Hoje o 3G alcança pouco mais do que o 4G, marcando 5.287 municípios com cobertura da banda larga móvel e o primeiro semestre de 2018 registrou aumento de 156 cidades nesta lista. Ainda sobre o primeiro semestre, metade de todos os chips móveis ativos contam com conexão de quarta geração e, somados, representam 118,2 milhões de acessos.

Com informações: Teletime e Convergência Digital.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados