Motorola prepara celular dobrável diferente do Galaxy Fold e Huawei Mate X
Motorola deve lançar smartphone dobrável no terceiro trimestre, inspirado no design do Razr V3
Rumores diziam que a Motorola iria lançar um smartphone dobrável com a marca Razr em fevereiro. Isso não aconteceu — hoje é o último dia do mês! — mas um executivo confirmou que a empresa está, sim, preparando um celular do tipo. Ele deve chegar ao mercado no terceiro trimestre.
- Comparativo: Galaxy Fold ou Huawei Mate X, qual a melhor solução dobrável?
- Huawei quer lançar celular dobrável Mate X no Brasil ainda este ano

Motorola Moto G7 Plus
Uma fonte diz à CNET que a Motorola planeja lançar seu smartphone dobrável no verão americano — que corresponde ao terceiro trimestre — e que o design do aparelho será diferente do Samsung Galaxy Fold e do Huawei Mate X.
Dan Dery, vice-presidente de produtos globais da Motorola, diz em entrevista ao Engadget que a empresa vem trabalhando com dispositivos dobráveis “há muito tempo”. Se for lançar um celular do tipo, ela não pretende colocar a tela do lado de fora, por arranhar muito fácil.
“Estamos testando um dispositivo OLED de plástico com filme plástico por cima”, diz Dery, referindo-se a um design semelhante ao Huawei Mate X. “Você arranha esse tipo de tela ao tocá-la com suas unhas. O dispositivo tem uma vida curta, começa a estragar no dia em que você o tira da caixa. Mas no primeiro dia, ele é lindo.”
Motorola deve usar design dobrável do Razr V3

Registro de design da Motorola na WIPO
É um sinal de que a Motorola deve usar o design do clássico Razr V3 para seu futuro celular dobrável. Ela recebeu nos EUA a patente de um smartphone dobrável com uma tela interna.
A empresa também fez um registro de design na WIPO (Organização Mundial da Propriedade Intelectual) de um celular dobrável semelhante ao V3. O aparelho dobra ao meio e parece ter duas telas, uma interna (maior) e outra externa.
Além disso, Dery conta que a Motorola vem explorando um dispositivo com articulação dupla, ou seja, com uma única tela que se dobra duas vezes. Seria algo semelhante ao protótipo que a Xiaomi apresentou recentemente. O executivo avisa, no entanto, que esta “definitivamente não será nossa primeira tentativa” em celulares dobráveis.
A Samsung deve lançar o Galaxy Fold em abril por US$ 1.980; enquanto isso, a Huawei deu um prazo mais vago (meados de 2019) para seu Mate X, que custará 2.299 euros. O celular dobrável da Motorola deve custar cerca de US$ 1.500, segundo o Wall Street Journal.

Patente da Motorola para celular dobrável