Chrome 73 traz modo escuro no macOS e suporte a teclas de mídia

Google Chrome 73 também amplia suporte aos PWAs, apps que rodam no navegador como se fossem nativos do sistema

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome

O Google Chrome 73 foi liberado oficialmente para Windows, macOS, Linux, Android e iOS. A novidade traz recursos interessantes, embora a disponibilidade destes dependa da plataforma. A versão para macOS Mojave, por exemplo, vem com o modo escuro. Já o suporte a teclas de mídia chegou para esse sistema operacional e o Windows.

Comecemos pelo modo escuro. O Chrome assumirá automaticamente um tema com tons próximos ao preto sempre que o dark mode do macOS Mojave estiver em uso. Nessas condições, o navegador fica com uma aparência que lembra a do modo de janela anônima. O recurso vai ser liberado para Windows e outras plataformas em uma versão futura, de acordo com os desenvolvedores.

Para quem busca praticidade, o suporte do Chrome aos botões de mídia do teclado deve agradar. Disponível para Windows, macOS e ChromeOS, o recurso permite que teclas como play, pause, avançar e retroceder sejam usadas para controlar a reprodução de conteúdo em áudio e vídeo no navegador. Essa funcionalidade deve ser disponibilizada no Chrome para Linux ainda neste ano.

PWA do Twitter no macOS

PWA do Twitter no macOS

Outra novidade é o suporte expandido aos Progressive Web Apps (PWAs), basicamente, aplicativos que podem ser executados no navegador em janela própria como se fossem nativos do sistema operacional — eles não mostram barra de endereço ou abas, por exemplo.

Os PWAs são a aposta do Google depois que a companhia descontinuou os aplicativos para Chrome no ano passado. O recurso chega agora ao Chrome para macOS. As versões para as demais plataformas já eram compatíveis.

Chrome Lite Pages

No Android e iOS, o Google Chrome 73 traz, sobretudo, correções de bugs e ajustes de performance. Com relação a este último quesito, há uma novidade interessante: a versão para Android passou a suportar o Chrome Lite Pages, recurso que acelera o carregamento de páginas HTTPS e reduz o consumo de dados em até 90% nas conexões lentas.

O Chrome 73 já está disponível via atualização automática (vá em “Sobre o Chrome” para verificar a versão) ou download no site oficial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados