Última versão do Windows XP perde suporte da Microsoft

Agora nenhuma versão do Windows XP receberá atualizações de segurança

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por PoloGoomba/Flickr

A Microsoft finalizou nesta semana o suporte que ainda oferecia para a última versão do Windows XP que lançou. Com o movimento a gigante do software decreta o fim da vida desta versão do Windows que ainda resiste em pouco mais de 1% dos computadores do mundo.

No total foram 17 anos (quase 18) de vida com aquele plano de fundo rural bastante conhecido e a versão mais recente que ainda recebia suporte é a POSReady 2009, que foi feita com base no Service Pack 3 do sistema – esta versão não é focada no consumidor final e fica do lado das empresas. Os PCs com as versões Home e Professional que estão com o consumidor final já estão fora do suporte desde abril de 2014.

Chegar ao fim do suporte significa que o Windows XP não receberá mais nenhuma atualização de software com novidades e nem correções de segurança, o que é um problema para seus usuários.

De acordo com o StatCounter, 1,7% dos usuários do mundo ainda utilizam alguma versão do Windows XP atualmente e este número deve ficar neste patamar, já que é importante para algumas empresas para garantir a compatibilidade de sistemas e hardwares.

O mesmo site aponta que 55,77% dos usuários utilizam o Windows 10. Em janeiro deste ano ele, segundo a consultoria Net Applications, passou o Windows 7 e garantiu o primeiro lugar em popularidade de todas versões do Windows.

Se você já ficou com saudades do Windows XP, dê uma olhada no vídeo abaixo.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados